A Mercedes-Benz revelou oficialmente o seu primeiro elétrico de última geração, o CLA com tecnologia EQ. Um modelo altamente ambicioso que foi escolhido para estrear a plataforma modular MMA, que servirá também de base para os futuros GLA e GLB elétricos. Embora também esteja disponível em versões híbridas, as elétricas serão as primeiras a chegar.
Com 4,72 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,47 metros de altura, o novo CLA tem dimensões equiparadas ao Tesla Model 3, por exemplo. A bagageira tem 405 litros de capacidade.

Do ponto de vista estético, a terceira geração do CLA segue o estilo já conhecido dos últimos modelos da marca alemã, embora apresente elementos marcantes, como os conjuntos óticos dianteiros e traseiros com assinatura luminosa em formato de estrela de três pontas (disponível somente se optar pelos faróis MULTIBEAM LED opcionais), o mesmo padrão encontrado na grelha.
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No habitáculo, é de destacar a presença de um enorme painel de bordo (MBUX Superscreen) composto por três ecrãs: a instrumentação digital de 10,25 polegadas atrás do volante, o ecrã táctil de 14 polegadas para o sistema de infoentretenimento MBUX de quarta geração (o primeiro no mercado a integrar Inteligência Artificial da Microsoft e da Google) e um ecrã adicional de tamanho idêntico para o passageiro.

No lançamento, a gama contará com duas versões, denominadas 250+ e 350 4Matic. O primeiro terá tração traseira, um motor de 272 cv (200 kW) alimentando por uma bateria NCM (níquel, cobalto, manganês) de 85 kWh, o suficiente para anunciar uma autonomia máxima de 792 km. Algo possível com um consumo anunciado de apenas 12,2 kWh/100 km.
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O CLA 350 4Matic terá, como o próprio nome indica, tração integral, 354 cv (260 kW) e uma autonomia anunciada de 771 km. Enquanto o CLA 250+ acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, a versão mais potente reduz o tempo para 4,9 segundos. A velocidade máxima em ambos os casos será de 210 km/h.

As células apresentam ânodos de óxido de silício e grafite, uma tecnologia que melhora a densidade de energia em 20%. Posteriormente, a gama será reforçada por uma variante de nível básico equipada com uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 58 kWh.
É interessante notar que a unidade de tração traseira conta cm uma caixa de duas velocidades, o que melhora tanto a aceleração como a eficiência. O sistema elétrico de 800 volts, por sua vez, permite o carregamento de um máximo de 320 kW em corrente contínua, permitindo a recuperação de até 325 km em escassos 10 minutos.