Os carros chineses há muito que deixaram de ser uma raridade na Europa, e em Portugal, em particular. Alguns já figuram entre os 10 mais vendidos do mercado, mas o que se passa a nível europeu? A JATO Dynamics divulgou dados que mostram quais os carros e marcas chinesas que foram os mais vendidos na Europa em 2024.
Quanto aos fabricantes, não há surpresas, com a MG a dominar, logo seguida da BYD, que, com a ofensiva de novos modelos, promete assumir-se como uma das marcas mais vendidas na Europa.
- MG: 243.400 unidades
- BYD: 50.300 unidades
- Zeekr: 30.500 unidades
- DR: 18.600 unidades
- Omoda: 14.300 unidades
- Xpeng: 8.200 unidades
- EVO: 7.400 unidades
- Lynk & Co: 6.000 unidades
- Wey: 3.700 unidades
- Jaecoo: 2.500 unidades
A grande maioria das marcas, contudo, ainda não são comercializadas em Portugal, como é o caso da Zeekr ou da Wey; enquanto a Xpeng só agora chegou ao mercado português.

Leia ainda: Vantagens e desvantagens de comprar um carro elétrico chinês
Em Portugal, a marca chinesa mais vendida em 2024 foi a BYD, com larga vantagem sobre a MG.
- BYD: 2.849 unidades
- MG: 1.618 unidades
- Xpeng: 86 unidades
- Dong Feng: 11 unidades
- Aiways: 10 unidades
- Voyah: 8 unidades
- Forthing: 5 unidades

Os carros chineses mais vendidos na Europa
Quanto aos modelos mais vendidos, a JATO Dynamics identifica não só os que pertencem a marcas chinesas, mas também modelos fabricados na China, pelo que surgem representantes de fabricantes europeus:
- MG ZS: 97.901 unidades
- Volvo EX30: 79.023 unidades
- MG HS: 53.942 unidades
- MG4: 51.775 unidades
- MG3: 31.274 unidades
- Polestar 2: 23.924 unidades
- OMODA 5: 14.246 unidades
- BYD Atto 3: 13.926 unidades
- Volvo EC40: 13.722 unidades
- Smart #1: 11.778 unidades
- BYD Seal U: 11.718 unidades
- BYD Dolphin: 11.509 unidades
A posição do MG ZS não é surpreendente, pois tem sido um dos carros mais vendidos em Espanha, por exemplo, enquanto o EX30 confirma a decisão inteligente da Volvo de entrar no segmento de entrada com o SUV mais pequeno da gama.
Leia ainda: As cinco marcas chinesas que estão a conquistar o mercado
O terceiro lugar do MG HS é explicado por ser o híbrido plug-in mais barato atualmente disponível no mercado.