A Smart acaba de lançar o seu terceiro SUV elétrico, o novo #5. Um modelo que concorre no segmento D, complementando os já conhecidos #1 (segmento B) e #3 (segmento C). Com 4,70 metros de comprimento e uma generosa distância entre eixos de 2,90 metros, apresenta-se também como o maior modelo alguma vez fabricado pela marca.
O #5 distingue-se dos restantes modelos da gama por um formato mais quadrado, logo mais robusto e imponente, a lembrar de imediato o Mercedes Classe GLB. Particularmente impressionantes são os quatro faróis adicionais à frente e atrás, bem como os puxadores das portas recuados e os logótipos das rodas que permanecem sempre na vertical.

No interior, encontramos um painel de instrumentos LCD Ultra HD de 10,3 polegadas e um ecrã táctil AMOLED 2,5K de 13 polegadas para o sistema de infoentretenimento, cuja interface assenta no motor gráfico Unreal Engine.
Leia ainda: Smart #1 está mais acessível
Os níveis de acabamento mais elevados acrescentam um segundo ecrã exatamente do mesmo tamanho na frente do passageiro, assim como um Head-up Display.

O Smart #5 estará disponível com três tipos de motor: dois de tração traseira (340 e 363 cv) e um de tração integral (587 cv). O modelo base conta com uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 74,4 kWh, suficiente para anunciar uma autonomia de 465 km.
Os modelos intermédios e topo de gama utilizam um pacote NCM (níquel, cobalto, manganês) de 94 kWh. Neste caso, a autonomia varia entre os 590 km (tração traseira) e os 540 km (tração integral).

Em termos de carregamento, as versões com bateria LFP atingem um pico de 150 kW, enquanto as versões de bateria NCM atingem 400 kW (10-80% em 18 minutos) graças a uma arquitetura de 800 volts.
A gama está dividida em cinco níveis de equipamento: Pro (a partir de 47.400 euros), Pro+ (a partir de 52.200 euros), Premium (a partir de 56.900 euros), Pulse (a partir de 56.900 euros) e Summit Edition (a partir de 58.400 euros). Este último destaca-se pelo estilo “fora de estrada”, com luzes de tejadilho, engate de reboque, proteção inferior da carroçaria, bagageira de tejadilho, estribos, compartimento lateral e escada.