A BMW deu a conhecer mais uma atualização para o seu modelo mais vendido na Europa, o Série 3. A atual geração foi lançada em 2019 com o nome de código G20/G21, seguido de uma grande atualização em 2022, conhecida internamente como LCI. Agora surge uma nova atualização, que dará um novo fôlego ao Série 3 enquanto não chega a família Neue Klass, totalmente elétrica, que vai estender-se ao Série 3 em 2026.
A maior alteração desta atualização do Série 3, que estará disponível a partir de julho, surge na maior autonomia elétrica das versões híbridas plug-in (PHEV), uma nova configuração de chassis e digitalização.
No exterior, as novidades resumem-se a duas novas cores – Arctic Race Blue metalizado e Vegas Red metalizado – e novas jantes de liga leve BMW Individual de 19 polegadas com um design de raios em Y.
Leia ainda: BMW altera designação das versões a gasolina
O interior, por outro lado, traz novidades de relevo. A começar por um novo volante e “iluminação em cascata” que está integrada no acabamento em redor das novas saídas de ar centrais. Podem selecionar-se entre nove cores diferentes e ajustar a luminosidade de acordo com os seus gostos.
Outros destaques incluem um painel de instrumentos Sensatec atualizado e controlos Galvanic disponíveis, que “adicionam um brilho único aos interruptores das janelas, ao botão de fecho das portas e às hastes de ajuste das saídas de ar”.
De referir ainda um sistema de infoentretenimento atualizado com o Sistema Operativo BMW 8.5, que reduz ainda mais o número de controlos e botões para se concentrar nos comandos por voz.
Leia ainda: Estes são os futuros 6 elétricos da BMW derivados da plataforma Neue Klasse
Em termos de motores, os puramente a combustão (gasolina e gasóleo) permanecem sem qualquer alteração. Por outro lado, o Série 3 híbrido plug-in 330e, de 292cv, ganha uma bateria com capacidade útil de 19,5 kWh (antes 11,2 kWh), o que permite aumentar a autonomia elétrica que passa a ser de entre 85 e 101 km (antes 62 km).
Além disso, pode ser carregado até 11 kW, quando antes não ultrapassava os 3,7 kW. Desta forma, o tempo de recarga é menor mesmo que a bateria seja maior (2 horas e 15 minutos; antes de 3 horas e 40 minutos).
Em Portugal, o novo 330e já pode ser encomendado. Os preços arrancam nos 57.200 euros (mais 100 euros que o 320d, por exemplo).