A família “Neue Klasse”, que promete revolucionar o estilo (interior e exterior), tecnologia e produção na BMW, vai dar origem a nada menos que seis modelos elétricos.
A “Neue Klasse”, antecipada pelo protótipo Vision Neue Klasse (nas imagens), representa o maior investimento feito pela BMW na sua história e abrangerá todos os segmentos de mercado. Mas, inicialmente, o foco estará em 6 modelos, que deverão chegar entre 2025 e 2027, ou pelo menos antes do final desta década.
O primeiro será um novo iX3, previsto já para 2025, seguindo-se uma berlina do mesmo tamanho do Série 3, previsto para 2026. Este será construído na fábrica de Munique, que anunciou recentemente seus ambiciosos planos de se tornar uma fábrica exclusiva de carros elétricos a partir de 2027. Este provável i3 também será produzido posteriormente no México e na China.
Leia ainda: Novos BMW Série 5 híbridos Plug-in têm até 489cv e já têm preços
Também em 2026 surgirá uma outra berlina, mas com um formato mais desportivo, possivelmente coupé, que será acompanhado por uma carrinha, que deverá chegar em 2027.
O sexto e último desta lista inicial será um SUV compacto que deverá substituir o atual iX1.
Leia ainda: Quanto custa atualmente o mais barato dos Mercedes? E dos BMW ou dos Audi?
Os objetivos da BMW são ambiciosos e são de alcançar 25% das suas vendas globais com carros elétricos já em 2025, e um terço até 2026. Para isso, vai procurar surpreender com veículos com design diferenciador e, ao mesmo tempo, simples e baratos de produzir. Espera-se que reduza os custos de produção em até 50%, o que poderá traduzir-se em preços mais acessíveis.
O que não invalida tecnologia de ponta. Muito pelo contrario. Além de autonomias que podem chegar aos 1.000 km com uma só carga, pretendem-se potências de carregamento até 270 kW e sistemas de condução autónoma de nível 2+ e 3.
“30% mais de autonomia, 30% mais “carregamento mais rápido e 25 % mais eficiência” em comparação com os atuais carros elétricos da BMW, assegurou recentemente o chefe de I&D da marca, Frank Weber.