Que os carros novos e usados estão (significativamente) mais caros já sabemos. E que também, praticamente, já não se consegue comprar carro novo por menos de 15 mil euros. Mas quanto custa o mais barato dos modelos das marcas Premium?
Pois bem, para termos uma ideia o mais barato dos Mercedes-Benz Classe A, o 180d de 116cv, um dos modelos e respetiva motorização mais procurada da marca alemã, começa nos 37.850 euros. Sim, leu bem, aquele que até há bem pouco tempo custava menos de 30 mil euros aproxima-se agora da barreira psicológica dos 40 mil euros.
Por mais 500 euros está disponível o A200 a gasolina, equipado com o pequeno motor 1.3 Turbo de 163cv. Os preços começam nos 38.349 euros.
Leia ainda: Os carros elétricos mais baratos
Na BMW, o mais barato dos Série 1, o 116i, equipado com um motor 1.5 de três cilindros com 109cv, começa nos 31.516 euros, enquanto o 116d (1.5 Diesel de 116cv) arranca nos 33.110 euros.

Na Audi, o A1 Sportback apesar de aparecer no configurador português não está disponível, sendo que o mais acessível dos modelos da marca dos quatro anéis é o A3 30 TFSi, equipado com um motor 1.0 TFSi de 110cv, começa nos 30.463 euros, ao passo que o A3 30 Tdi, equipado com um motor 1.6 TDi de 116cv, está disponível a partir de 34.270 euros.
Já na Volvo, o XC40 T2, equipado com um motor 1.5 a gasolina de 129cv, começa nos 41.749 euros, enquanto na Jaguar, o mais barato dos E-Pace, o E-Pace P160, equipado com um motor 1.5 Turbo a gasolina de apenas 160cv, tem preços a partir dos 59.643 euros.
Por último a Alfa Romeo, onde o modelo mais barato, o SUV compacto Tonale arranca pouco antes dos 40 mil euros, mais concretamente nos 38.304 euros. Está equipado com um motor 1.6 a gasóleo de 130cv ou o 1.5 a gasolina com igual potência. O preço é o mesmo para ambas motorizações.