Antes, encontrar carros elétricos “baratos” era “missão impossível”, mas, paulatinamente, os preços começaram a democratizar-se e têm vindo a descer para valores mais aceitáveis.
É certo que continuam fora do alcance da maioria dos portugueses, mas já é possível encontrar preços ligeiramente acima das versões de combustão. E se acrescentarmos os 4.000 euros do Incentivo de Aquisição de Veículos Elétricos, atualmente em vigor, um elétrico de 34 mil euros acaba por ficar por valores mais aceitáveis, na ordem dos 30 mil euros.
Dacia Spring – A partir de 19.600 euros
É o caso do modelo mais barato, atualmente disponível (excluímos o Citroen Ami por enquadrar-se na categoria dos quadriciclos), o Dacia Spring, que com o “Cheque do Estado” pode ficar por um valor de apenas 16 mil euros, algo que pode tornar-se muito atrativo.
É, de resto, um veículo de cinco portas, com capacidade para quatro ocupantes e tem um estilo SUV, algo muito apreciado. O motor elétrico é o menos potente – apenas 45cv -, o que faz com que demore distantes 20 segundos para fazer os 0 aos 100 km/h.
A bateria, com capacidade de 27,4 kWh, oferece uma autonomia de até 230 km, que pode chegar aos 305 km em circuito estritamente urbano.

Smart EQ fortwo – A partir de 23.160 euros
A Smart foi uma das primeiras marcas a renunciar à mecânica de combustão e tornar-se exclusivamente elétrica, um movimento lógico, dado o foco urbano da sua gama de modelos.
Tanto o fortwo como o forfour partilham a mesma configuração, mas é o “dois lugares” que tem um preço mais acessível. Tem um motor de 82cv associado a uma bateria de 17,6 kWh, o que lhe confere uma autonomia de escassos 133 quilómetros por carga.

Renault Twingo Electric – A partir de 25.820 euros
O modelo de acesso à gama Renault (sem contar o Twizy) foi transformado exclusivamente em carro elétrico, mantendo intacto o seu desenho e a sua versatilidade urbana.
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Está disponível apenas numa combinação de motor e bateria, um pequeno bloco de 81 cv de potência e uma bateria de 22 kWh. A autonomia é de 190 quilómetros (270 km em circuito urbano).

Fiat 500e – A partir de 24.800 euros
De toda a lista, é o que oferece maior número de configurações diferentes. Está disponível com três carroçarias, o hatchback, o descapotável e o assimétrico 3+1; e também com duas baterias distintas.
A versão de acesso combina um motor de 95 cv com uma bateria de 23,8 kWh para percorrer até 180 km; e o superior chega a 118 cv, usa bateria de 42 kWh e tem autonomia de 320 km.

Opel Corsa-e – A partir de 31.145 euros
O Corsa é ligeiramente mais barato que o “primo” Peugeot 208, o que lhe permite aparecer nesta lista dos mais baratos. A bateria, de 50 kWh, permite oferecer mais de 330 km de autonomia com uma só carga, mas também 136cv e acelerar de zero a 100 km/h em 8,1 segundos.
