A Renault abriu o livro de encomendas do Mégane E-Tech Electric, um SUV elétrico do segmento C, que arranca a próxima geração Mégane, e que tem as primeiras entregas previstas para fevereiro.
A versão base EV40, com um motor de 130 cv e bateria de 40 kWh de capacidade, tem preços que arrancam nos 35.200 euros no nível de equipamento Equilibre. A esta opção junta-se a versão Techno, com motor de 220 cv (designada por EV60) e bateria de 60 kWh, a partir de 43.200 euros. Estas versões anunciam 300 e 450 km de autonomia, respetivamente.
A tração é sempre dianteira e, com o motor mais potente, este SUV elétrico é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos. A velocidade máxima é autolimitada em 160 km/h.
O novo modelo tem 4,21 metros de comprimento e apresenta-se como um cruzamento entre um Mégane e um Captur, uma vez que é mais elevado que uma berlina familiar compacta (1,50 metros) e apresenta uma silhueta próxima de um SUV.
É, de resto, o primeiro modelo de produção da Renault a adotar o novo logótipo da marca francesa, estreando também o Care Services. Caso o cliente fique sem bateria no carro, o serviço responderá em menos de 30 minutos após o pedido, para que possa terminar a viagem planeada. Este serviço funciona através de um reboque ou do carregamento da bateria no local, dependendo da área geográfica.
Veja ainda: Novo SUV da Renault chama-se Austral
A juntar a este serviço, há o Switch Car, ideal para viagens mais longas. Este sistema possibilita os clientes do E-Tech utilizarem sem custo associado um automóvel alternativo quando a viagem assim o exigir.
Adicionalmente, oferece também uma garantia de 3 anos – com acesso a assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana -, assim como uma garantia de 8 anos (ou 160 000 km) para a bateria.
Permite carregamentos AC até 22 kW e DC até 130 kW (em meia hora é possível carregar o equivalente a 300 km de autonomia). Numa wallbox de 7,4 kW carrega na totalidade em 8 horas.
Leia ainda: Renault Austral enfrenta 2.000.000 de km de testes
Entre os detalhes inovadores, destaca-se um sistema especial de acesso à bateria para bombeiros. Em caso de incêndio, a Renault garante que com esta escotilha o fogo pode ser apagado nos acumuladores em 5 minutos, em comparação com o normal de uma a três horas.