A traseira, mas não só. O segundo modelo da família elétrica Ioniq impressiona pela traseira, nomeadamente o formato aerodinâmico, com detalhes que lembra a “cauda de pato” dos Porsche 911. O Ioniq 6 é, definitivamente, o elétrico mais ousado e ambicioso (ainda mais que o Ioniq 5) da Hyundai. É caraterizado por linhas simples e por uma forma aerodinâmica pura, descrita como “Emotional Efficiency”.
Com 4855 mm de comprimento, 1880 mm de largura, 1495 mm de altura e 2950 mm de distância entre eixos, o “6” é 22 cm mais comprido face ao Ioniq 5 e cerca de 16 cm maior que o Tesla Model 3, por exemplo.
No interior, este novo modelo é semelhante ao do atual Ioniq 5, com um ambiente concentrado em torno de dois ecrãs de 12 polegadas que compõem tanto a instrumentação como o sistema de infoentretenimento, embora obviamente com alguns ajustes para torná-lo compatível com sua estética.
Os apoios de braço nas portas, por exemplo, agora inclinam-se para baixo e não se projectam para fora, e não têm botão. Outra novidade é o túnel central que substitui o que era um espaço aberto no Ioniq 5.
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“O IONIQ 6 combina uma convergência emocional de funcionalidade à estética”, afirma SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Chefe do Centro Global de Design da Hyundai. “O design distinto e simplificado é o resultado de uma estreita cooperação entre engenheiros e designers, com uma atenção obsessiva aos detalhes e valores centrados no cliente. Criámos o IONIQ 6 como um autêntico casulo de mindfulness que oferece um lugar personalizado para todos”.
Em relação à mecânica, a Hyundai não adiantou muitos detalhes. Apenas que o sistema elétrico de 800V permitirá fazer carregamentos rápidos até 350 kW.
De resto, espera-se baterias entre os 58 e os 77,4 kWh, e autonomias de até 482 km. A gama deverá ser formada por opções de tração traseira (com um motor) ou integral (com dois motores).