Sabemos que existem SUV’s de diversos fabricantes e tamanhos, mas, nos de dimensões médias, o Skoda Karoq e o Peugeot 3008 são duas excelentes opções. Agora, se quiséssemos comprar um, qual escolheríamos? Vamos ver o que cada um oferece aos potenciais interessados.
O modelo da Peugeot foi recentemente atualizado e tem as medidas de 4,45 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,62 metros de altura, o que se traduz num bom espaço interior e uma bagageira com 520 litros de capacidade.
E se a estética é algo subjetivo e que depende dos gostos de cada um, o contrário acontece com o equipamento, sendo que o Peugeot está nos acabamentos Active PACK, Allure e GT.
Em Portugal, o 308 está disponível nos acabamentos Active PACK, Allure e GT, e pode ter como equipamento um ecrã de 8 polegadas para o sistema de infoentretenimento, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, várias tomadas USB, câmara traseira 180º, jantes de 17 polegadas, faróis ECO LED, entre outros.
Por outro lado, no aspecto mecânico, o SUV da Peugeot está disponível apenas com motores de 130 cv nas versões diesel e gasolina. Assim, podemos escolher desde o PureTech 130 a gasolina 130 cv ao BlueHDi 130 a diesel de 130 cv, ambos com transmissão automática ou manual.
Em suma, o preço do Peugeot 3008 começa actualmente 32.950 euros (a partir de 36.570 euros no Diesel), valor que pode variar consoante os acabamentos e descontos dos concessionários.
Skoda Karoq
Por sua vez, o Skoda tem muitas virtudes do fabricante tcheco e chega com medidas semelhantes ao concorrente francês. Mede 4,38 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,60 metros de altura. Com uma bagageira de 521 litros, o nível de versatilida é semelhante nos dois.
Também em termos de equipamento é possível adquirir o Karoq nos acabamentos Ambition, Style e Sportline. Este último é caracterizado por uma aparência mais desportiva graças a elementos como rodas maiores e detalhes em preto.
Veja ainda: Renault Mégane E-Tech Electric a partir de 35.200 euros
De qualquer forma, o equipamento de série do Karoq não fica atrás no segmento e oferece elementos como o Virtual Cockpit – não incluído no 1.0 TSI -, câmara traseira, sensor de estacionamento traseiro, ecrã de 8 polegadas, entre outros.
Na mecânica, os motores do Karoq também são reduzidos a motores a diesel e a gasolina, mas com uma faixa de potência entre 110 e 150 cv. Assim, está disponível para opção entre 1.0 TSI de 110 CV e 2.0 TDI de 150 CV.
Por último, o preço do Skoda Karoq é inferior ao do Peugeot, uma vez que começa nos 28.490 euros para o 1.0 TSi de 110cv (Diesel a partir de 31.322 euros). Claro, mais uma vez, este valor poderá variar dependendo dos acabamentos, equipamentos opcionais e descontos disponíveis.
Qual escolher? Em qualquer caso, estamos diante de dois grandes SUV médios. Ambos oferecem equipamento e espaço adequados, embora o Skoda o faça por um preço mais baixo. Além disso, se estiver à procura de algo com mais potência ou variedade mecânica, este pode ser o seu carro.