A Nissan revelou que pretende lançar um elétrico equipado com baterias de estado sólido até 2028. A unidade de produção de baterias de estado sólido será localizada no Centro de Investigação Nissan em Kanagawa, Japão.
A Nissan acredita que as baterias de estado sólido podem reduzir os custos para 75 dólares por kWh no ano fiscal de 2028 e para 65 dólares por kWh a partir daí, colocando os automóveis elétricos ao mesmo nível de custo que os movidos a gasolina.
Espera-se que as baterias de estado sólido sejam uma tecnologia de mudança de paradigma para acelerar a popularidade dos automóveis de propulsão elétrica. Têm uma densidade energética de aproximadamente o dobro das baterias convencionais de iões de lítio, um tempo de carregamento significativamente mais curto devido ao desempenho superior dos processos de carga/descarga e um menor custo, graças à oportunidade de usar materiais menos dispendiosos.
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Com estes benefícios, a Nissan espera utilizar baterias de estado sólido numa vasta gama de segmentos de automóveis, incluindo camiões e pickups, tornando os seus automóveis elétricos ainda mais competitivos.
Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo responsável pela I&D na Nissan Motor Co. Ltd., afirmou: «A Nissan tem sido líder em tecnologia de eletrificação através de uma vasta gama de atividades de I&D, desde a pesquisa ao nível molecular de materiais para baterias, até ao desenvolvimento de automóveis seguros e de alto desempenho. As nossas iniciativas incluem ainda a contribuição para o desenvolvimento da sociedade usando automóveis como baterias de armazenamento».