É a grande novidade da nova geração do Nissan Qashqai e já são conhecidos os consumos e emissões homologados para a versão híbrida e-Power: 5,3 litros aos cem e 122 /km de CO2.
O sistema E-Power do Qashqai (utilizado também no novo X-Trail) é composto por uma pequena bateria de iões de lítio de 1,5 kWh e uma mecânica que integra um motor a gasolina 1.5 Turbo de 155cv com taxa de compressão variável, gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140kW (190cv) – potência equivalente aos elétricos da Nissan.
“É uma solução única que combina aceleração linear simples e agradável, característica de um automóvel elétrico, mas sem a necessidade de carregamento”, explica a Nissan em comunicado.
Ao todo, o conjunto desenvolve uma potência máxima de 190cv. A curiosidade do sistema é que o motor elétrico é responsável pela movimentação das rodas dianteiras, enquanto o motor a gasolina funciona apenas como gerador de energia para recarregar a bateria, o que reduz consideravelmente o consumo e as emissões de CO2.
Leia ainda: Nissan lança modelos em papel para fazer em casa
Segundo a Nissan, o consumo homologado (dependente depois da versão e do nível de equipamento) é de 5,3 litros aos cem (média semelhante a um motor Diesel) e as emissões de CO2 de 122 g/km.
A vantagem é que o condutor tem toda a potência imediata (logo os 190cv), sem qualquer atraso, como em qualquer elétrico. É até possível conduzir apenas com o pedal do acelerador, através da tecnologia “e-pedal” – é possível arrancar, acelerar e desacelerar apenas com o pedal do acelerador.
Contará, de resto, com três modos de condução: Standard, Sport e Eco. Em todos os modos, é possível selecionar o modo B adicional, que aumenta a recuperação de energia em desaceleração, permitindo abrandar o automóvel de forma mais eficiente sem utilizar o pedal do travão.
Por outro lado, atendendo que não tem qualquer tomada para carregamento (toda a eletricidade é oriunda do motor a gasolina), o sistema e-Power não terá as regalias fiscais, a manutenção (reduzida) e o custo de utilização de um elétrico.
O lançamento em Portugal está previsto para o verão (ainda sem preços anunciados), que será acompanhado pela nova geração do X-Trail, igualmente dotado com uma versão E-Power.