A Renault revelou os nomes e as carroçarias de uma futura gama de VCL (veículos comerciais ligeiros) que vai chegar já em 2026 e que recupera ícones do passado, nomeadamente Estafette, Goelette e Trafic.
Estes três veículos comerciais ligeiros são o resultado de uma colaboração com a Flexis, a sociedade independente fundada pelo Grupo Renault, o Grupo Volvo e o Grupo CMA CGM. Estão assentes numa nova plataforma “skateboard” e na arquitetura SDV, permitindo soluções personalizadas e adaptadas às mais diversas utilizações.
Trafic E-Tech elétrico
Com esta quarta geração do Trafic, o modelo escreve um novo capítulo de uma saga iniciada em 1980. Apresenta um formato monovolume para um perfil limpo e dinâmico. Com um vão dianteiro curto e uma distância entre eixos alargada, as rodas posicionadas nas extremidades maximizam o espaço interior, mantendo um raio de viragem equivalente ao de um Renault Clio.

Na frente, destaque para a faixa superior retroiluminada, com DRLs laterais, enquanto no centro da faixa surge o logótipo retroiluminado. A traseira apresenta uma linha de carroçaria elevada, ao nível dos vidros laterais, juntamente com portas com dobradiças assimétricas e fortemente curvadas, e um spoiler com deflectores para otimizar a aerodinâmica.
Goelette E-Tech elétrico
Um VCL histórico da Renault, o Goelette esteve na estrada durante dez anos, a partir de 1956. Resistente, robusto e fácil de transformar, foi um dos furgões mais procurados pelas frotas ou pelos pequenos empresários com necessidades específicas.

Concebido para responder a uma vasta gama de necessidades, o Goelette E-Tech elétrico está disponível em três versões: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante, abrindo caminho a uma vasta escolha de conversões.
Leia ainda: Renault 4 renasce como pequeno SUV elétrico
A secção traseira não dispõe de equipamento específico. Foi concebida para uma gama virtualmente infinita de acessórios e caraterísticas personalizadas, com partes estruturais capazes de acomodar uma caixa de carga fechada ou outras configurações adaptadas às necessidades específicas do utilizador.

Os faróis traseiros são, simultaneamente, funcionais e elegantes, valorizando o design global do veículo. Disponível com ou sem plataforma de carga, o Goelette E-Tech elétrico é um veículo comercial funcional e moderno, capaz de se adaptar a todas as situações.
Estafette E-Tech elétrico
O Estafette E-Tech elétrico é um reboot contemporâneo do emblemático furgão dos anos 60 da Renault, mas adaptado às exigências da logística urbana moderna.
Com apenas 5,27 m de comprimento e 1,92 m de largura, é um comercial compacto e fácil de manobrar em cidade. Com 2,60 m de altura, permite que uma pessoa com até 1,90 m de altura se desloque facilmente no interior, entre o habitáculo e a zona de carga.

Inspirado no design do Trafic E-Tech elétrico, o Estafette E-Tech elétrico apresenta um grande para-brisas panorâmico, de três peças, para uma maior visibilidade, segurança e conforto de condução. A dianteira apresenta uma assinatura luminosa distintiva: uma faixa luminosa com luzes de circulação diurna perfeitamente alinhadas, que sublinha a identidade high-tech deste veículo comercial ligeiro. O logótipo Renault dá um toque sóbrio e elegante a este conjunto harmonioso.
Leia ainda: É oficial. Renault vai produzir o novo R5 Turbo de 500cv
O Estafette E-Tech elétrico inclui caraterísticas concebidas para utilizadores profissionais na cidade, tais como uma porta lateral deslizante, com uma calha integrada invisível, para uma abertura suave.

Na traseira, uma porta de persiana de uma só peça otimiza o espaço de carga, enquanto um estribo em aço inoxidável sublinha o carácter robusto e de alta tecnologia do Estafette E-Tech elétrico.