A Renault desvendou um dos modelos mais esperados do ano, o novo Renault 4 (sim, o 4L ou 4 Latas, como muitos o conhecem…). O icónico modelo surge depois do regresso de outra lenda, o R5, igualmente elétrico, mas como pequeno SUV que procura ser fiel ao original, mas adaptado aos tempos atuais.
O R4 é ligeiramente maior e mais espaçoso que o R5, num posicionamento semelhante ao do Captur em relação ao Clio. Enquanto o R5 se destina aos clientes urbanos, o R4 dirige-se a um público mais vasto.
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Tem 4,14 metros de comprimento, 1,80 metros de largura, 1,57 metros de altura e uma altura ao solo de 18,1 cm (mais 1,2 cm que o Captur, por exemplo). A bagageira oferece 420 litros, que aumenta para 1.405 litros com os bancos traseiros rebatidos. Estes podem ser rebatidos na proporção 40/60 e, do lado do passageiro, ao rebater o banco do passageiro, consegue-se um comprimento de carga até 2,20 metros.
Por fora, o R4 E-Tech reinventa algumas das características mais marcantes do seu antecessor. A grelha monobloco em formato de cápsula, que mede 1,45 metros de comprimento, continua a albergar faróis redondos. Tanto o contorno da grelha como o logótipo da marca estão iluminados.
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O perfil inclui detalhes como a terceira janela trapezoidal, bem como três faixas esculpidas na zona inferior das portas, que remetem para as proteções laterais do R4 GTL. Na traseira, destaque para os farolins verticais divididos em três módulos, além da porta traseira de design retilíneo, que surpreende por oferecer uma abertura de carga muito baixa (61 cm de altura, cerca de 10 cm abaixo da média do segmento).
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Outro pormenor interessante é o tejadilho, que é fixo, mas opcionalmente pode ser de lona e retrátil, a lembrar o modelo original.
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O interior está estruturado em torno de um ecrã duplo, com o painel de instrumentos digital e o central a medir 10 polegadas cada. O sistema multimédia conta com Google integrado, que permite operar nativamente mais de 50 aplicações, incluindo, por exemplo, Google Maps, Voice Assistant ou Amazon Music. Além disso, possui um assistente virtual, o Reno, que inclui o ChatGPT.
A plataforma é a já conhecida AmpR Small do R5, com a qual partilha 68% das peças. A oferta mecânica é composta por duas opções: “Autonomia urbana de 120cv” (motor de 90 kW, bateria de 40 kWh) e “Autonomia de conforto de 150cv” (motor de 110 kW, bateria de 52 kWh).
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Esta última versão faz dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h, enquanto a sua autonomia anunciada é de 400 km (no ciclo WLTP).
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Quanto ao carregamento, ambas as variantes anunciam um pico de 11 kW em corrente alternada. Em corrente contínua, o modelo de 40 kWh atinge um máximo de 80 kW e o modelo de 52 kWh atinge os 100 kW, passando de 15 a 80% em 30 minutos em ambos os casos. O carregamento bidirecional V2L (veículo para carga) e V2G (veículo para rede) está incluído de série.
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Segundo a publicação francesa L’Argus, o preço do novo R4 deverá arrancar nos 29.000 euros, ou seja, cerca de 5.000 euros mais que o novo R5 de potência e autonomia equivalentes.