O regresso do Multipla é uma das novidades da Fiat para este ano, um modelo definido pela própria marca italiana como um “Giga-Panda”. O irmão “gémeo” do Citroën ë-C3 Aircross e Opel Frontera Electric, dará continuidade à linha de estilo lançada recentemente pelo Grande Panda, que, de resto, tem conseguido dar muito que falar pela simpática estética retro-futurista.
Tal como o irmão mais novo, o Multipla prestará homenagem à histórica fábrica Lingotto (Turim, Itália) através de luzes diurnas tipo pixel inspiradas nas janelas da fachada.
As referências ao Lingotto continuarão no interior, com o painel digital e a consola central oval a lembrar a pista de testes localizada na cobertura do edifício, solução já utilizada no Grande Panda.
Tal como o C3 Aircross e Frontera, também o Multipla estará disponível com motores a gasolina (1.2 Puretech de 100 e 136cv) e elétrica, com motor de 113cv, alimentado por uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh, para oferecer uma autonomia superior a 300 km.
Leia ainda: Novo Opel Frontera será irmão do novo Fiat Multipla
Pode ser carregado em corrente alternada de 20% a 80% em cerca de 4 horas e 10 minutos, utilizando 7 kW de potência, enquanto o carregamento normal em corrente alternada de 20% a 80% da bateria demora cerca de 2 horas e 50 minutos, utilizando 11 kW de potência.
O carregamento rápido também está disponível com carregadores DC de 100 kW, levando apenas 26 minutos para ir de 20% a 80% da carga.
Posteriormente, será disponibilizada uma versão equipada com uma bateria diferente, que aumentará a autonomia para mais de 400 km.
Quanto a preços, espera-se que não sejam diferentes dos anunciados pela Citroen para o C3 Aircross, que arrancam nos 24.590 euros para a versão Híbrida de 136cv e nos 26.490 euros para a versão elétrica.