A Audi não quer desistir dos seus motores V6 a gasóleo e está a desenvolver soluções mais amigas do ambiente para a sobrevivência dos seus motores de combustão.
A Audi homologou a grande maioria dos motores V6 a gasóleo (até aos 286cv de potência) para utilizar combustível renovável, o gasóleo HVO (óleo vegetal hidrotratado). A alteração abrange as gamas A4, A5, A6, A7, A8, Q7 e Q8. As unidades destes modelos fabricados desde meados de fevereiro contam com um motor preparado para poder abastecer combustível HVO. A partir de meados de março junta-se o Audi Q5 e, posteriormente, a A6 allroad quattro.
O gasóleo HVO é um combustível sintético desenvolvido a partir de óleos vegetais HVO, resultantes de resíduos, como óleo de cozinha utilizado na indústria alimentar, ou resíduos provenientes da agricultura. É um óleo vegetal hidrotratado definido pela norma europeia EN-15940.
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Aos óleos vegetais utilizados no processo é adicionado hidrogénio e obtem-se assim hidrocarbonetos alifáticos que, em última instancia, podem ser usados em substituição do gasóleo de origem fóssil nos motores a gasóleo.
Afinal, o quanto limpo é o diesel HVO?
Como combustível, o gasóleo HVO não está isento de emissões poluentes e, obviamente, CO2, no processo de combustão. De qualquer forma, a contribuição para a descarbonização do HVO é estimada numa redução de emissões entre 70% e 95% em relação ao gasóleo de origem fóssil.
Além disso a produção deste tipo de gasóleo sintético é também uma solução para lidar com resíduos que, caso contrário, têm de ser armazenados para evitar danos graves ao meio ambiente ou destruídos através de processos que, como a combustão, também geram emissões.
A Audi acrescenta como vantagem o facto do gasóleo HVO ter um índice de cetano mais elevado em 30%, o que se traduz numa combustão mais eficiente e limpa em comparação com o combustível fóssil e melhorias no desempenho, especialmente nos arranques a frio.
Este combustível está já disponível em mais de 600 estações de serviço na Europa, a grande maioria na Escandinávia. Na Alemanha, apenas existem algumas estações de abastecimento, embora a previsão seja de crescimento.
Além do HVO, a Audi, juntamente com a Porsche, está a desenvolver o gasóleo azul R33, um gasóleo em que 33 por cento é derivado não de petróleo, mas de gordura vegetal, nomeadamente óleo de fritar que é associado ao gasóleo convencional e a parafina, também ela produzida a partir de óleo de cozinha usado.