A Porsche está a assinalar os 60 anos do 911 com uma edição muito especial, denominada 911 S/T, limitada a 1.963 unidades, que promete oferecer baixo peso e uma experiência de condução purista. Pela primeira vez, o motor do 911 GT3 RS com 525cv está acoplado a uma transmissão manual.
A edição de aniversário conjuga num só modelo os pontos fortes do 911 GT3 com Pacote Touring e os do 911 GT3 RS. Mais: combina o motor boxer atmosférico de 4.0 litros com 525cv, utilizado no 911 GT3 RS, com uma transmissão manual de relações curtas.
A motorização é acompanhada por uma construção de baixo peso, com o 911 S/T a pesar apenas 1.380 kg (peso em vazio, incluindo fluidos), o que faz com que seja a versão mais leve da geração 992.
O Pacote Heritage Design, disponível como opcional, é inspirado na versão de competição do 911 S do final da década de 1960, início da década de 1970. Combina elementos do 911 GT3 RS com a carroçaria do 911 GT3 com Pacote Touring, e complementa-os com componentes de peso reduzido especialmente desenvolvidos para o 911 S/T.
Entre outras soluções, o 911 S/T consegue o seu comportamento ágil e direto através da redução de peso, algo que foi conseguido com capot, tejadilho, guarda-lamas e portas, com as impressionantes entradas de ar, fabricados em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). O mesmo é aplicado à célula de segurança, à barra estabilizadora do eixo traseiro e ao elemento de reforço do eixo traseiro.
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De série, a Porsche equipa a versão de aniversário com jantes em magnésio, o sistema PCCB, uma bateria de iões de lítio de baixo peso e vidros ligeiros. Com isolamento reduzido, a supressão do eixo traseiro direcional e a redução de peso da unidade motriz, o 911 S/T atinge um peso em vazio de apenas 1.380 kg, ou seja, 40 kg mais leve do que o 911 GT3 Touring com caixa manual.
Os engenheiros da Porsche desenvolveram, em exclusivo para o 911 S/T, uma nova embraiagem de baixo peso. Em conjunto com um volante monomassa, reduz o peso da massa rotativa em 10,5 kg. Isto melhora a capacidade de resposta do motor boxer atmosférico que aumenta a rotação de forma mais rápida, direta e estimulante.
Acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades com relações mais curtas do que no 911 GT3, o 911 S/T acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos. A velocidade máxima é de 300 km/h.
No capítulo da aerodinâmica, o 911 S/T surge equipado de série com um “Gurney flap” na asa traseira extensível. O equipamento de série inclui também jantes em magnésio de 20 polegadas (à frente) e 21 polegadas (atrás), com aperto central. As bacquets em CFRP são igualmente de série. O painel de instrumentos e o relógio do Pacote Sport Chrono têm acabamento num esquema de cores clássico da Porsche, em Verde.
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O 911 S/T conta ainda com o Pacote Heritage Design, disponível como opcional. A nova cor exterior Azul Shore Metalizado e as jantes em cor Ceramica são exclusivas para esta elegante edição. Nas portas pode ser aplicado, mediante pedido, um número de 0 a 99, bem como uma película decorativa.
O Escudo Porsche clássico do 911 original que adorna o capot, os centros das jantes, o volante, os encostos de cabeça e a chave do veículo, sublinha as raízes históricas do 911 S/T.
O interior apresenta os centros dos bancos em tecido em Cognac Clássico com faixas em Preto, mais uma homenagem ao passado. Os acabamentos em pele semi-anilina bicolor em Preto/Cognac Clássico com elementos alargados em Pele, revestimento do tejadilho perfurado em Dinamica e outros elementos da Porsche Exclusive Manufaktur completam o pacote. O logótipo Porsche e a designação 911 S/T na traseira são em Dourado.
O novo 911 S/T já pode ser encomendado, com o preço a começar nos 372.048 euros. O Pacote Heritage Design 60 Years 911 custa 18.093 euros.