A Pavnext instalou numa passadeira junto a uma escola de Matosinhos, Porto, uma tecnologia que reduz a velocidade das viaturas sem ação dos condutores.
Segundo a Universidade do Porto, a tecnologia consiste na instalação de uma estrutura na superfície do pavimento que permite captar a energia cinética do veículo e, desta forma, reduzir a velocidade dos carros de forma autónoma.
“Sem nenhuma ação dos condutores, sem causar desconforto aos ocupantes do veículo. “Sem gerar ruído e sem a necessidade de qualquer dispositivo no veículo”, refere a empresa.
Leia ainda: Como circular numa rotunda
A tecnologia tem ainda uma segunda vantagem: a capacidade de converter com uma elevada eficiência a energia captada dos veículos em energia elétrica.
“Como os nossos dispositivos são implementados em zonas de redução de velocidade, estamos a reciclar uma energia tipicamente desperdiçada, perdida no processo de redução de velocidade, num tipo de energia útil. Além disso, armazenamos a energia elétrica produzida, para que ela possa ser usada somente quando necessário, de forma mais eficiente”, pode ler-se no site da empresa.
Veja como funciona no vídeo abaixo: