A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) já se encontra a testar os anunciados radares de velocidade média.
Segundo a ANSR, até ao momento foram instalados 14 destes radares, faltando ainda seis. Todos estarão identificados com o respetivo sinal de trânsito “H42 – velocidade média”.
Ao jornal Público, a ANSR avançou que oportunamente divulgará os novos locais onde serão instalados radares, nomeadamente através de um site, onde poderá ser consultada a localização” de todos estes mecanismos de controlo e alerta.
Os testes estão a decorrer nas regiões do Porto (A3), Coimbra (A1 e EN109), Santarém (A1), Setúbal (EN10, EN378, EN4 e IC1), Évora (A6 e IP2) e Beja (IC1).
Leia ainda: Mais 50 novos radares para 2023
Os radares de velocidade média têm a particularidade de medir a velocidade média de um veículo entre dois pontos. “Actualmente, o SINCRO [o sistema de controlo de velocidade] procede à fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade instantânea do veículo, ou seja, da sua velocidade no instante em que passa no local de controlo de velocidade”, explica fonte oficial deste organismo.
Com estes novos radares, o SINCRO vai também proceder à fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada.