E aos 18 anos passam, também, a estar habilitados a tirar a carta de pesados.
A Comissão Europeia apresentou um plano de medidas para reforçar a segurança rodoviária na União Europeia, prevendo a inibição de conduzir à escala dos 27 quando determinada pelas autoridades do Estado-membro que condenou infrações graves cometidas.
A proposta para a criação de um novo sistema permitirá a privação do direito de conduzir a nível da UE quando um Estado-membro decidir inabilitar um condutor devido a uma infração grave cometida no seu território, como excesso de velocidade, conduzir sob a influência de álcool ou drogas e qualquer infração de trânsito que resulte em morte ou lesões corporais graves.
O executivo comunitário propôs ainda a introdução de uma carta de condução digital, que será a primeira a nível mundial, para simplificar o reconhecimento das cartas de condução entre os Estados-membros.
Outra das novidades é a idade mínima legal para conduzir, que passa a ser de 17 anos, idade em que é obrigatória a condução desde que acompanhada por alguém com mais de 25 anos e titular de uma carta de condução com mais de cinco anos.
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A condução acompanhada a partir dos 17 anos já vigora em alguns países, como a Alemanha ou a Áustria, mas a Comissão Europeia pretende alargar a medida devido às vantagens que acarreta em termos de segurança rodoviária.
Também para camiões… para atrair motoristas
Além de incentivar os jovens a conduzir mais cedo para que possam ganhar um ano de experiência e ter uma melhor formação com o acompanhamento durante um ano, a medida tem um segundo objetivo.
Assim, quando completassem 18 anos, já poderiam trabalhar como motoristas. Uma medida que poderá aumentar a atração por esta profissão face à grande procura deste tipo de trabalhadores na União Europeia.
“O sistema de condução acompanhada deve, sem prejuízo do seu objetivo geral de melhoria da segurança rodoviária, tornar a profissão de camionista mais acessível e atrativa para as gerações mais jovens, de modo a alargar as suas possibilidades profissionais, e contribuir para colmatar a carência de motoristas na União Europeia”, afirma a Comissão Europeia na proposta.