A BMW arrancou com a produção e entrega das primeiras 100 unidades do iX5 a hidrogénio. A produção em grande volume arranca apenas em 2025.
Os 100 primeiros iX5 a hidrogénio destinam-se a testes reais, essencialmente realizados por jornalistas especializados e ao serviço de grupos de teste destinados a testar o modelo em condições reais.

O iX5 Hydrogen conta com uma pilha de combustível que alimenta o motor elétrico da quinta geração da tecnologia BMW iDrive, capaz de debitar 401 cv e 720 Nm de binário.
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A velocidade máxima está limitada a 180 km/h, mas a aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em cerca de 6 segundos.
Segundo a marca alemã, a autonomia é de até 504 km (no ciclo WLTP), sendo necessários entre três e quatro minutos para o reabastecimento dos depósitos de hidrogénio – neste caso, dois depósitos, de quase 6 kg cada, reforçados em fibra de carbono.

“O hidrogênio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, portanto, na proteção do clima. Afinal, é uma das formas mais eficientes de armazenar e transportar energia renovável.”, diz Oliver Zipse, presidente do conselho do Conselho de Administração da BMW AG.
“O hidrogénio é a peça que falta no quebra-cabeça da mobilidade com emissões zero. Uma tecnologia sozinha não será suficiente para alcançar uma mobilidade neutra em termos climáticos em todo o mundo”, acrescentou.