Sim, leu bem, apenas dois segundos são necessários para o iX Flow mudar de cor. O protótipo da BMW, derivado o SUV elétrico iX, conta com uma inovadora pintura camaleónica, que muda de cor mediante impulsos elétricos.
A inovação, com limitações legais em mercados como o português (a lei diz que a cor é um elemento identificativo do veículo), a pintura mágica da BMW baseia-se na tecnologia batizada de E Ink, para atuar como “uma forma de expressão da personalidade dos condutores”.
Trata-se de uma película especial composta por milhões de microcápsulas (equivalentes à espessura de um cabelo humano), semelhante à utilizada nos e-readers (leitores de livros digitais), que muda de cor exterior do carro que é utilizada.

As microcápsulas são cheias com pigmentos brancos e pretos, sendo que um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos se acumulem na superfície da microcápsula, dando à carroçaria a tonalidade desejada.
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Por enquanto, é possível alternar apenas entre branco, preto e algumas tonalidades de cinza. No entanto, a tecnologia não deve demorar para evoluir e tornar-se compatível com novas cores.
Toda a operação de mudança de tonalidade é feita ao simples toque de um botão e realizada instantaneamente. “Isso dá ao condutor a liberdade de expressar diferentes facetas da sua personalidade ou até mesmo o prazer da mudança externamente, e de redefinir isso sempre que entra no carro”, afirma Stella Clarke, chefe do projeto do BMW iX Flow.

“O veículo torna-se assim uma expressão de diferentes estados de espírito e circunstâncias da vida diária”, acrescenta o mesmo responsável.
A durabilidade desta pintura tecnológica e sua capacidade de suportar climas extremos ainda são desconhecidas. Em relação ao futuro e à sua passagem para a produção, a BMW diz tratar-se apenas de um “projeto avançado de pesquisa e design”.