A Fiat completa a eletrificação da sua gama com o lançamento dos novos 500X Hybrid e Tipo Hybrid, que contam com a nova tecnologia ‘mild hybrid’ de 48 volts (micro-híbrida ou de hibridização ligeira).
Os dois modelos recorrem ao novo motor FireFly de 1,5 litros turbo a gasolina de 130cv (o mesmo apresentado no Alfa Romeo Tonale) que disponibilizam 240 Nm de binário. Este bloco está associado a um motor elétrico de 48 volts (15 kW), acoplado a uma nova caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.

A Fiat garante que o motor de combustão pode permanecer desligado não apenas quando o veículo circula “à vela”, mas também por 47% do tempo em ciclo combinado WLTP (percentagem que pode subir a 62% em utilização urbana).
Além do arranque em modo elétrico (e-launch), a função e-creeping permite realizar uma série de curtas deslocações para a frente, sem pressão no acelerador, por exemplo num engarrafamento de trânsito (e-queueing). O veículo pode também ser estacionado em modo elétrico, quer em primeira velocidade, quer em marcha-atrás (e-parking).
Tudo combinado resulta num consumo inferior a um motor a gasóleo em ciclo urbano WLTP. Segundo a Fiat, o Tipo Hybrid homologa um consumo de gasolina de 4,7 l/100 km frente aos 5,0 l/100 km anunciados para o motor a gasóleo 1.6 do Tipo, enquanto o 500X Hybrid promete um consumo de 5,1 l/100 km frente aos 5,4 l/100 km do motor Diesel 1.6 do 500X.

Os 500X Hybrid e Tipo Hybrid chegam ao mercado em associação com a série especial RED e todas as versões contam com o logótipo que as identifica como “Hybrid” na porta traseira.
Disponível nos níveis de acabamento Club, Cross e Sport e nas variantes berlina e Dolcevita (capota em lona), a gama 500X inclui ainda os motores 1.0 GSE T3 de 120cv e 1.3 Multijet de 95cv.
Leia ainda: Os 10 carros e motos que mais visitaram a oficina em 2021
Na gama Tipo são propostos três níveis de acabamento – Tipo, City Life e Cross – , nas variantes berlina e ‘station-wagon’. Além da versão Hybrid, também existem as versões a gasolina 1.0 T3 de 100 cv, Diesel 1.3 SDE de 95 CV e Diesel 1.6 de 130 CV.

As encomendas dos dois modelos já estão abertas em Portugal, chegando aos concessionários a partir de abril.