Animem-se os mais puristas, a Toyota está a trabalhar numa “solução intermédia” entre a transmissão automática e a manual que pode deixar entusiasmados os mais puristas.
A solução parece simples: simular o funcionamento de uma caixa de velocidades manual nos elétricos. Segundo as patentes que a Toyota registou, e que incluem até oito documentos diferentes com os mais variados detalhes técnicos, o sistema Toyota inclui basicamente um seletor de velocidades, um pedal de embraiagem e um seletor de modos de condução.

Estes elementos não estarão ligados à mecânica do veículo, mas limitar-se-ão a efetuar alterações ao comportamento dinâmico a pedido do condutor, através de especificações a nível eletrónico no software. Trata-se do veículo “comportar-se como um manual” e, assim, transmiti-lo ao condutor.
Leia ainda: Toyota promete baterias ‘eternas’ para o bZ4X
O princípio de funcionamento conta com um controlador especial que altera a entrega de binário do motor elétrico para torná-la mais parecido com a de um carro a gasolina.

O sistema, de resto, contará com três modos de condução. O primeiro proporcionará a experiência completa do que se pode esperar de um carro com caixa manual (como a mera necessidade de pressionar a embraiagem para poder trocar de relação de caixa).
Obviamente não se sabe se o sistema chegará um dia os veículos de produção em sério ou se, pelo contrário, permanecerá como um mero exercício de engenharia. A concretizar-se, os condutores mais puristas irão agradecer.
- Toyota-manual-transmission-electric-patent-US20220041062.pdf
- Toyota-manual-transmission-electric-patent-US20220041063.pdf
- Toyota-manual-transmission-electric-patent-US20220041064.pdf
- Toyota-manual-transmission-electric-patent-US20220041065.pdf
- Toyota-manual-transmission-electric-patent-US20220041066.pdf
- Toyota-manual-transmission-electric-patent-US20220041067.pdf
- Toyota-manual-transmission-electric-patent-US20220041070.pdf
- Toyota-manual-transmission-electric-patent-US20220041155.pdf
