A Alfa Romeo desvendou um dos modelos mais esperados do ano, o Tonale. O SUV compacto marca a estreia da marca italiana entre o segmento dos SUV do segmento C, como ainda é o primeiro Alfa com versões híbridas e tecnologia PHEV. As encomendas deverão arrancar em abril e as primeiras entregas estão previstas para o próximo outono.
O desenho da nova obra de arte da casa de Arese remete quase em alterações de maior para o protótipo original, apresentado em 2019, distinguindo-se por detalhes como os farolins inspirados no 8C Competizione, faróis 3+3 similares aos do SZ de 1989 e jantes estilo disco de telefone que remetem para o 33 Stralade da década de 1960.
Com 4,53 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,6 m de altura, o Tonale aponta baterias a modelos como o Audi Q3, Mercedes GLA, BMW X1 e Volvo XC40, entre outros.
Leia ainda: Os melhores carros híbridos Plug-in da atualidade
O interior procura combinar uma arquitetura com história e a evocação de novas tecnologias digitalizadas, sempre mantendo o condutor no centro da ação. O sistema de infoentretenimento está assente na plataforma Android e tecnologia 4G, permitindo-se a atualizações Over-the-Air.
O tablier é dominado pelo painel de instrumentos digital de 12,3’’ ligado ao ecrã tátil de 10,25’’ da interface multimédia, resultando num campo digital alargado de 22,5 polegadas.
O primeiro Alfa Romeo PHEV
O Tonale marca a estreia da Alfa Romeo na eletrificação, seja com versão híbrida convencional, como com uma versão híbrida de ligar à tomada, vulgarmente conhecida como Plug-In.
Neste último, combina um novo motor 1.5 turbo a gasolina (com turbo de geometria variável) com pequena unidade elétrica de 15 kW e 55 Nm de binário, a trabalhar em rede de 48V e em associação à caixa automática de dupla embraiagem de 7 velocidades. Ao todo anuncia uma potência máxima de 160 cv – em alguns mercados haverá uma versão menos potente, de apenas 130cv.
Já a versão Plug-In Hybrid Q4 apresenta-se com 275 cv e com autonomia elétrica prevista para até 60 km em ciclo combinado (perto de 80 km em utilização urbana). Combina o trabalho do motor 1.3 turbo de tecnologia MultiAir (que entrega a sua força às rodas dianteiras) à unidade elétrica que propulsiona as rodas traseiras.
Anuncia uma aceleração de 0-100 km/h em 6,2 segundos, sendo que a bateria de 15,5 kWh demora 2,5 horas a carregar na totalidade numa ligação de 7,4 kW.
A gama fica completa com uma motorização a gasóleo, com uma nova motorização 1.6 de 130 cv, sempre associada a uma transmissão de dupla embraiagem de seis relações.
A gama do Tonale contará com duas versões: Super e TI. A isso junta-se dois packs de equipamento: Sprint e Veloce.