É algo inquestionável: os SUV são os carros da moda e lideram as vendas, destronando outros formatos mais tradicionais. Agora, começa a avançar a tendência complementar nos próximos anos: os carros elétricos.
A combinação de SUV e elétrico passa assim a ser uma das soluções mais desejadas (e o Tesla Model Y – por diversos meses o modelo mais vendido na Europa – é um bom exemplo disso…). Fique com os três SUV elétricos mais acessíveis, atualmente, à venda em Portugal.
- A partir de 20.400 euros
Pode não parecer, mas o Spring é um pequeno SUV, algo que é percebido através da maior altura ao solo, proteções plásticas e um certo formato SUV. É, de resto, um dos elétricos mais baratos do mercado e, de longe, o SUV mais acessível com estas características, algo que se deve em parte a uma mecânica algo limitada que torna o seu foco essencialmente urbano.
Com apenas 3,73 metros de comprimento, enquadra-se no segmento B e é um modelo bastante ágil e versátil. Está disponível em duas versões. A de acesso é a mais limitada, com potência de apenas 45cv e bateria com capacidade de 26,8 kWh, o que lhe confere autonomia de 230 quilómetros.
Leia ainda: Estes são os elétricos usados mais baratos
Recentemente, a gama foi reforçada com uma versão de 65cv, o que melhora o desempenho, mas que, associado à mesma bateria, tem uma autonomia ainda menor, de apenas 220 quilómetros.
Mazda MX-30
- A partir de 26.990 euros
O elétrico da Mazda vai estar em campanha até ao final deste ano, com um preço a partir de 26.990 euros, o que faz dele um dos SUV mais baratos do mercado, e possivelmente a melhor opção na relação produto/preço.
Tudo porque trata-se de um modelo do segmento superior pelo preço de um utilitário. Combina um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, com uma potência de 145cv e um consumo de energia de 17,9 kWh/100 km.
Leia ainda: 5 carros elétricos com maior autonomia por menos de 35.000 euros
Anuncia uma autonomia na ordem dos 200 quilómetros, com o construtor nipónico a adiantar que a autonomia “pode atingir os 265 quilómetros em determinadas condições ideais”.
MG ZS EV
- A partir de 31.630 euros (inclui campanha)
A versão elétrica do MG ZS é comercializado em duas versões diferentes: Long Range, com motor de 156cv aliado a bateria de 70 kWh, que tem 440 quilómetros de autonomia, e Standard Range, com motor de 177cv e bateria de 50,3 kWh, que pode fazer até a 320 quilómetros.