Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, divulgou as datas de lançamento dos próximos elétricos do construtor alemão. O primeiro a chegar será o ID.7 Tourer, a carrinha da berlina elétrica, que tem estreia prevista para o primeiro trimestre de 2024, chegando ao mercado em junho.
Leia ainda: O fim das Variant? Volkswagen confirma ID.7 Tourer
Os projetos encontram-se ainda em fase de reavaliação, depois da quebra de procura pelos elétricos atuais, nomeadamente o ID.3, embora o lançamento de um Golf elétrico esteja assegurado. “Vamos ver. Estamos a tentar reclassificar de forma limpa todos os nossos próximos carros. De acordo com a importância que cada um terá nos próximos anos”, explicou o CEO da marca Volkswagen em declarações ao jornal alemão Ecomento.
O responsável também afirmou que o ID.3 pode não continuar, confirmando de facto que será substituído pelo Golf elétrico. “De qualquer forma, no final da década o portfólio será refeito à medida que os motores de combustão forem eliminados.” Por este motivo, as duplicações serão eliminadas no futuro, o que poderá levar ao desaparecimento da subfaixa ID.”
11 elétricos nos próximos quatro anos
Quanto ao compacto elétrico de 25.000 euros, conhecido como ID.2, de momento “tudo está a correr conforme o planeado”. A produção terá início em 2025, coexistindo por algum tempo com o Polo, o seu antecessor direto. A versão GTI demorará aproximadamente seis meses a reforçar a gama, mas já está confirmada. Já em 2026 será a vez do Tiguan elétrico, baseado na plataforma MEB+.
Segue-se um citadino de 20.000 euros, o substituto do e-Up! “Estamos a trabalhar nisso, mas ainda não chegámos lá. [É] um território difícil em termos de custos descer abaixo dos 20.000 euros e ainda assim ganhar dinheiro”, referiu o responsável. Apesar do preço baixo, este modelo ter todos os genes da Volkswagen. Tudo indica que a sua autonomia será de 300 km por se tratar de “uma medida razoável”.
Leia ainda: Volkswagen ID.3 mantém 93% da bateria depois de 100.000 km
Ao todo, a Volkswagen pretende lançar onze novos elétricos até 2027. “E então lançaremos muitos novos modelos na nossa plataforma SSP, incluindo o projeto Trinity. [Teremos] os modelos certos para os segmentos certos. Com carros que se adaptam à Volkswagen em todos os aspetos. Agora temos um ótimo calendário até 2033.”