Quando é que a bateria de um carro elétrico começa a perder capacidade? Para descobrir isso, a ADAC alemã, a maior associação automóvel da Europa, submeteu um Volkswagen ID.3 a um teste de longa duração de 100.000 km durante dois anos e meio.
Os engenheiros do Centro Técnico e de Testes da ADAC em Landsberg am Lech percorreram mais de 100.000 quilómetros com um Volkswagen ID.3 Pro S e descobriram que a bateria de alta voltagem de 77 kWh ainda tem uma capacidade líquida de 93% e não apresenta anormalidades.
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O número está muito acima dos 70% que a Volkswagen garante para os seus elétricos depois de oito anos de funcionamento ou 160.000km de condução.
Os examinadores da ADAC não pouparam a bateria e frequentemente carregaram-na até 100 por cento em postos de carregamento rápido para atingir a marca de 100.000 km o mais rápido possível. A Volkswagen recomenda a carga rápida de até 80% para favorecer a longevidade da bateria.
Além disso, contrariamente à recomendação, o veículo estava normalmente pronto para o próximo examinador na estação de carregamento com um nível de carga de 100%, por vezes durante vários dias.
Entre test drives, o ID.3 foi repetidamente verificado por engenheiros do Centro Técnico e de Testes de Landsberg am Lech. A ADAC examinou oito critérios principais e mais de 300 subcritérios – que vão desde a tecnologia e segurança até ao manuseamento, facilidade de operação e impacto ambiental.
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Uma das recomendações da ADAC para os clientes passa pela instalação das atualizações de software. Durante o teste de resistência, o Volkswagen ID. 3 recebeu várias atualizações de software, uma das quais aumentou a potência de carregamento para 170 kW.
Além de várias correções de bugs, as atualizações também tiveram um efeito positivo no consumo e, portanto, na autonomia. Em particular, o novo software melhorou significativamente o consumo de energia em distâncias curtas e temperaturas de inverno de 0 a 5°C.