Os elevados preços dos carros novos, aliado aos longos tempos de espera por um novo modelo, fazem do mercado de carros elétricos usados uma excelente alternativa. Neste artigo analisamos quais são os modelos mais baratos que se podem adquirir e respetivos preços.
Na análise, teremos em consideração vários fatores. O primeiro é ser um carro minimamente moderno, por isso descartamos modelos de primeira geração, focando-nos nas gerações mais recentes. Além disso, a quilometragem não pode ultrapassar os 100.000 km e, claro, que a bateria não seja alugada.
De fora ficam veículos que não exigem carta de condução, ou seja, quadriciclos como o Citroen Ami e e-Mehari ou o Renault Twizy, por exemplo, destinados a uma utilização estritamente citadina.
A primeira série de propostas por preço é composta principalmente por três modelos. O Citroen C-Zero, o irmão Peugeot iOn e o Renault Zoe. Destes, o Renault Zoe é o mais completo pelas características técnicas e físicas, já que tem capacidade para cinco ocupantes, bagageira generosa (338 litros), e nas versões a partir de 2017 acrescenta a bateria de 41 kWh.
O conjunto permite-lhe oferecer uma autonomia de cerca de 300 quilómetros, e que completa com o seu carregamento trifásico de 22 kW. Uma autonomia mais que suficiente para uma utilização “normal”.
Nesse caso, a principal recomendação é evitar ao máximo as unidades com sistema Q90, que possuem motor Continental. Um sistema que nos oferece melhores preços por ser o mais antigo, mas tem limitações importantes, pois se não estiver tudo perfeito, o carro não carrega. Lembre-se também que a bateria deste modelo pode ser alugada, algo que é importante saber para depois não ter surpresas.
Atualmente podemos encontrar unidades de 2019, portanto não é uma primeira geração, com cerca de 40 mil km para um modelo com motor de 92 cv e bateria de 41 kWh. Um modelo que custa menos de 15.000 euros. Os mais baratos, com bateria incluída, rondam os 10 mil euros.
Em relação aos irmãos Citroen C-Zero e Peugeot iOn, ambos equipados com um motor de 67cv e autonomia para, no máximo, 100 km (anunciada quando novo era de apenas 130 km), podemos encontrar exemplares posteriores a 2015 por valores abaixo dos 8 mil euros.
Outra opção é o Smart Forfour. A versão de quatro lugares do popular citadino que tem entre as suas principais características uma carroçaria, embora mais comprida, muito compacta, com 3.495 mm de comprimento, e motor de 81cv. A bateria é de 17,6 kWh permite oferecer uma autonomia real entre 100 e 120 km com cada carga.
Neste caso encontramos unidades de 2019, por exemplo, com apenas 40 mil km percorridos, e que está disponível por menos de 14 mil euros. O mais barato que encontramos custa 13.700 euros.
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No caso do Nissan Leaf, esta é uma opção muito válida em termos de estética, desempenho, equipamento, etc. Um carro elétrico com estilo diferenciado, espaço para cinco passageiros e bagageira.
O principal problema do Leaf é que nas primeiras gerações a bateria sofre uma degradação muito acentuada. Portanto, isso significa que podemos comprar uma unidade com 120 ou 150 km de autonomia, algo que não vai continuar a parar. E já se vêm unidades com menos de 50 km de autonomia.
Uma proposta onde podemos encontrar unidades com preços desde 10.000 euros para as unidades Leaf 30, a versão atualizada que tinha 30 kWh brutos, cerca de 27,5 kWh úteis, mas que cada unidade terá uma determinada capacidade após estes anos.
Portanto, neste caso, levando em consideração a degradação constante da bateria, o ideal é optar pelas versões de nova geração, a partir de 2018, que contam com bateria mais resistente e conjunto mais sólido.
Neste caso podemos encontrar exemplares por menos de 18 mil euros, com menos de 90 mil quilómetros.
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Outra alternativa, embora mais urbana, é o BMW i3. Uma alternativa compacta, logo menos familiar que o Leaf, e que, posiciona-se, como uma boa opção, especialmente pela solução técnica utilizada e por ser um produtos de uma marca Premium. Os preços começam nos 17 mil euros para versões de 2015, por exemplo.
Tem um motor de 170cv, que é alimentado por uma bateria de 94 kWh, que promete uma autonomia de até 150 km.
E se quiser um Tesla?
Obviamente, se pretendemos dar um salto e aspirar a um Tesla, o orçamento também terá de crescer. Mas, apesar disso, já existem no mercado algumas alternativas interessantes com algumas unidades do Model 3 de 2019 e 2020, com menos de 100 mil km, portanto ainda com garantia de veículo, e que estão disponíveis por menos de 30 mil euros. Um orçamento para o qual levaremos uma berlina potente e espaçosa, e com boa capacidade de carregamento rápido.