Longe vão os tempos que por 20 mil euros já se comprava um carro familiar, espaçoso, bem equipado e com um motor suficiente para todo o tipo de deslocações, incluindo viagens mais longas. Atualmente, em resultado do aumento dos preços, quem tem um teto orçamental de 20 mil euros permite apenas chegar a modelos utilitários, praticamente todos com um pequeno motor mil de cilindrada.
O equipamento, por outro lado, é mais que suficiente, uma vez que os construtores acabam por equipar o melhor possível os seus modelos, para compensar o aumento dos preços verificados nos últimos tempos.
E não se pense que a oferta se fica apenas por citadinos utilitários. Por menos de 20 mil euros pode encontrar-se modelos de sete lugares e até SUV’s familiares.
Fique com uma seleção dos melhores carros por menos de 20.000 euros

Preço: a partir de 19.200 euros
O pequeno SUV da MG está disponível, além de uma motorização elétrica, com um motor 1.5 a gasolina, de 106cv. É uma das melhores opções por menos de 20 mil euros. O equipamento de série é igualmente generoso.
O desconhecimento da marca poderá ser um entrave a uma possível compra, mas o crescimento da rede de concessionários poderá ser uma enorme vantagem em termos de confiança.
Toyota Yaris

Preço: a partir de 18.780 euros
O Yaris é uma das referências entre os utilitários e na última geração evoluiu em diversos patamares, desde a qualidade percebida, passando pelo comportamento dinâmico à eficiência da mecânica.
Leia ainda: Os SUV elétricos mais baratos
O motor de acesso continua a ser o 1.0 de 68cv, reconhecido pela sua fiabilidade e economia. O equipamento de série não é muito generoso, mas suficiente.
Peugeot 208

Preço: A partir de 18.310 euros.
Por menos de 20 mil euros, o 208 pode ser adquirido com o motor de acesso à gama, um 1.2 Puretech de 75cv, o suficiente para uma condução despachada.
É, de resto, um dos utilitários com a melhor relação/comportamento dinâmico e o nível de equipamento Active já inclui o mínimo indispensável para o conforto do dia a dia.
Toyota Aygo

Preço: a partir de 17.630 euros
Antes citadino, agora um SUV cheio de estilo para a cidade. O Aygo X tem o estilo de um SUV, mas com dimensões compactas, perfeitamente adequadas para ser ágil em cidade.
O motor é o já conhecido 1.0 de 68cv, de reconhecida fiabilidade, mas também económico.
De resto, apresenta um interior de qualidade e elevada dotação de equipamento, incluindo tecnológico, embora apenas disponíveis nas versões mais equipadas, logo, mais dispendiosas.

Preço: a partir de 17.614 euros
Se procura espaço e capacidade para levar seis ocupantes, o Jogger é a opção mais acessível. Tem espaço interior para dar e vender, embora seja algo espartano em termos de conforto e equipamentos tecnológicos.
Junte-se uma estética moderna e mecânicas económicas e fiáveis. Estão disponíveis motores 1.0 a gasolina de 110cv e Bifuel, a GPl, com 100cv.
Dacia Duster

Preço: a partir de 16.350 euros
É o SUV mais acessível e um dos modelos mais desejados em Portugal e não só. Tem estilo, espaço para cinco ocupantes e enorme fiabilidade, além opções variadas em termos de motorizações.
O acesso à gama é feito com o motor 1.0 TCe de 90cv a gasolina, mas por menos de 20 mil euros (a partir de 18 mil euros) está igualmente disponível a motorização Bifuel a GPL.
Leia ainda: 5 carros elétricos com maior autonomia por menos de 35.000 euros
Esta motorização utiliza igualmente um motor 1.0, mas a debitar uma potência de 100cv, com a vantagem de menor custo do GPL, o que permite reduzir significativamente o custo de utilização.

Preço: a partir de 14.770 euros
Motorização equilibrada, consumos moderados e uma estética bem conseguida são os pontos fortes do Space Star, um dos utilitários mais acessíveis disponíveis no mercado. O interior acusa o peso dos anos, mas a simplicidade é uma vantagem na utilização do dia a dia.
Tem um motor 1.2 de 71cv, suficiente para se despachar bem na cidade, mas também em estrada.