A Galp e a ANA – Aeroportos de Portugal, S.A. anunciaram a criação de uma parceria que pretende colmatar a falta de carregamento universal de veículos elétricos nos parques públicos do Aeroporto de Lisboa. O projeto integrado na rede Mobi.E promete ser o maior hub de carregamento ultrarrápido do país e permitirá que dez viaturas sejam carregadas ao mesmo tempo.
O projeto incluirá ainda uma infraestrutura de carregamento pública, de acesso universal, integrada na rede Mobi.E, que conta com 41 tomadas de carregamento VE normal (AC) e uma tomada de carregamento rápido VE (DC). Estas estão instaladas ao longo dos 13 parques de estacionamento do aeroporto da capital, e já se encontram operacionais.

O Hub de carregamento ultrarrápido irá situar-se no parque de estacionamento designado por “Parque da Nora”, na Rua C do aeroporto de Lisboa – (GPS: 38.779844, -9.125723) – e permitirá, consoante a tipologia de veículos, carregar a bateria do veículo dos 20% aos 80% em 15 minutos.
Leia ainda: Os carros elétricos mais baratos
O protocolo assinado entre as duas empresas prevê a colaboração durante os próximos dez anos.
“Para a Galp, este é um novo passo no caminho da inovação e liderança, que a empresa tem apresentado no mercado de mobilidade elétrica, reforçando a sua liderança através do lançamento e expansão de serviços e redes de carregamentos para veículos elétricos”, assinala a empresa.
Leia ainda: Que degradação da bateria tem um Kia elétrico depois de 100.000 km?
Por sua vez, a VINCI Airports, empresa-mãe da ANA, sublinha que a instalação do hub “sustenta o objetivo de descarbonizar toda a cadeia de mobilidade”.