A Tesla abriu a fábrica em Berlim, Alemanha. Foi em janeiro deste ano e o objetivo não era outra senão aumentar a sua quota de mercado de veículos elétricos na Europa. E as comparações não se fizeram esperar, nomeadamente as diferenças de qualidade entre um Tesla Model Y fabricado na capital alemã e outra unidade fabricada na China. E a resposta é simples: sim.
Quem o diz é o YouTuber RSymons RSEV, dono de um Tesla Model Y Long Range fabricado em Xangai. Num vídeo publicado recentemente, RSymons RSEV analisa e ilustra as pequenas vantagens do SUV elétrico fabricado na Alemanha.
Leia ainda: Tesla recomenda carregar totalmente as baterias LFP do Model 3 e Y. Saiba porquê?
A qualidade da tinta branca brilhante também é excelente, mas parece que os Tesla Model Y produzidos em Xangai também são bastante bem pintados, pelo que aqui não há diferenças.
O interior do Tesla Model Y, de fabrico alemão, apresenta materiais um pouco melhores, enquanto o fabricante americano também atualizou o sistema de altifalantes e utiliza ainda um amplificador diferente em comparação com a unidade chinesa.
Onde o modelo alemão também ganha é nos bancos dianteiros, de melhor qualidade, um mecanismo de abertura do porta-luvas melhorado e materiais interiores melhorados no interior das portas e junto aos bancos traseiros.
Agora resta saber se a Tesla pretende aplicar estas pequenas melhorias ao Model Y chinês.
A maioria dos Tesla Y que estão a ser comercializados em Portugal chegam da fábrica de Xangai, mas prevê-se que em breve a fábrica de Berlim seja a que irá abastecer o mercado europeu.