É já, em dezembro, que chega ‘Ferrari’, novo filme de Michael Mann com Adam Driver no papel de Enzo Ferrari e Penélope Cruz no papel de esposa, Laura Dominica Garello. O trailer do filme já foi divulgado e promete fazer as delícias de todos os apaixonados por automóveis.
O trailer de ‘Ferrari’ não revela nada, apenas mostra os dois elementos cruciais na vida de Enzo Ferrari: a família e a competição. A banda sonora é simplesmente espetacular, como é habitual nos filmes de Michael Mann, como ‘Heat’ ou ‘Miami Vice’, com os motores V12 da Ferrari a soar como os V12 da época.
Além disso, ao longo do trailer ouve-se apenas uma frase: “Se entrar num dos meus carros, entra para ganhar”. O resto do trailer? O rugido dos motores de competição como música.
Contudo, os carros não parecem ser mais do que meros adereços para dar vida ao pano de fundo do filme sobre os dias mais sombrios de “Il Commendatore”.
1957, o pior ano para a Ferrari e a Mille Miglia
‘Ferrari’ não é uma cinebiografia, não é a história da marca ou de seu fundador. Pelo contrário, centra-se no verão de 1957, um momento crucial na vida de Enzo Ferrari e da sua marca.
Leia ainda: 2Win. O filme do duelo entre Lancia e Audi nos ralis
Nesse ano, a marca entrou em falência, os seus pilotos morrem uns atrás dos outros em terríveis acidentes de competição. A esposa sabe tão bem quanto ele, porque é a diretora financeira da Ferrari.
O que ela não sabe é que Enzo esconde um filho com a amante e, como se não bastasse, Enzo ainda não recuperou da morte do filho Dino, em 1956. A sua maior esperança é ter sucesso na Mille Miglia, a corrida histórica cujo percurso de 1.600 km (aproximadamente mil milhas) é composto por um circuito que vai de Roma a Brescia e regressa a Roma.
‘Ferrari’ é a adaptação do livro ‘Enzo Ferrari – O Homem e a Máquina’, de Brock Yates, jornalista e criador de “Cannonball”, conhecida como a corrida mais louca do mundo.