É chegada a vez de uma das mais emocionantes eras do Campeonato do Mundo de Ralis passarem para o cinema, depois de “Rush” (Fórmula 1), e “Ford vs Ferrari” (24 Horas de Le Mans).
O realizador italiano Stefano Mordini está a preparar um filme sobre uma das rivalidades mais entusiasmantes do automobilismo: a da Lancia e da Audi no Campeonato do Mundo de Ralis de 1983.
O filme, denominado 2Win e que ainda não tem data de estreia, será protagonizado por Daniel Brühl, que é mais uma vez parte de outro duelo emocionante depois de interpretar Niki Lauda em ‘Rush’.
Brühl divide o elenco com o ator italiano Riccardo Scamarcio e o alemão Volker Bruch. O guião está a cargo de Filippo Bologna, Mordini e Scarmarcio. ‘2 Win’ é o primeiro filme de Mordini em inglês e começou a ser filmado em Turim a 16 de maio.
Esta é uma grande rivalidade entre italianos e alemães. O piloto da Audi, Hannu Mikkola, bate o campeão mundial Walter Röhrl e o seu companheiro de equipa na Lancia, Markku Alén, para conquistar o título de pilotos. A Lancia, contudo, consegue garantir o título de construtores por apenas dois pontos.
“2 WIN é a incrível história real por trás do Campeonato do Mundo de Ralis de 1983. Uma verdadeira história de David contra Golias, na qual vemos como a corajosa equipa Lancia, liderada pelo carismático Cesare Fiorio, aceita o desafio da poderosa Audi numa das maiores rivalidades na história do desporto”, indica a distribuidora, Hanway Films.
“Contra o seu grande rival Roland Gumpert e um Audi superior (incluindo a “Rainha da Velocidade”, Michèle Mouton) o diretor da Lancia, Cesare Fiorio enfrenta uma derrota quase certa no mundial de 1983. Com astúcia e engenho, Fiorio prepara tudo para roubar a vitória. Como qualquer assalto perfeito, Fiorio reúne uma equipe improvável, incluindo Jane McCoy, médica e nutricionista da equipa, que se torna uma peça fundamental.”
“O golpe de sorte de Cesare acontece quando convence um tranquilo Walter Röhrl a pilotar pela Lancia, mas o facto é que Röhrl só compete em corridas que ele gosta. Usando todos os truques à sua disposição e seguindo as regras, Fiorio entra em território perigoso dentro e fora dos troços, tudo por causa do desejo imprudente de vencer”, pode ainda ler-se.
Leia ainda: ‘Velocidade Furiosa 10’ filmado em Portugal
Sabe-se que as filmagens decorreram entre Itália e Grécia, em alguns dos cenários mais carismáticos de ralis como o de San Remo e Acrópole, mas também foi anunciado que terão acesso à pista de testes da Lancia em Balocco.
Se com ‘Ford vs Ferrari’ ou ‘Rush’ foi possível passar para o cinema dois confrontos históricos como os vividos nas 24 Horas de Le Mans em 1966 ou em Hunt vs Lauda uma década depois, não parece haver dúvidas de que o Lancia vs. Audi de 1983 é uma história igualmente válida (e desejada pelos entusiastas dos ralis) para chegar aos cinemas.