O SUV elétrico que substitui o XC90 vai chamar-se EX90, tem estreia agendada para o próximo dia 09 de novembro e promete ser o Volvo mais seguro de sempre.
“Acreditamos que o EX90 será o Volvo mais seguro de sempre. Estamos a juntar a nossa compreensão do ambiente exterior com um nível de compreensão mais detalhado sobre a atenção do condutor. Quando todos os nossos sistemas de segurança, sensores, software e potência computacional se juntam, criam um escudo preventivo de segurança à volta do condutor – que só se aperceberá da sua existência quando de facto precisar dele”, afirma Joachim de Verdier, diretor da área das tecnologias de segurança da Volvo.
O novo SUV contará com diversas assistências à condução, incluindo oito câmaras (duas interiores), cinco radares, 16 sensores ultrassónicos e inédito sistema LiDar a laser (na linha do tejadilho), este a permitir uma leitura em tempo real a 360° do ambiente rodoviário envolvente, inclusive com deteção de peões até 250 metros.

De série, contará ainda com o novo “Driver Understanding System”, um sistema que utiliza duas câmaras capazes de detetar, em tempo real, padrões de visão e comportamento da direção, para tomar as medidas adequadas para ajudar o condutor quando necessário.
Leia ainda: Volvo explica como vai carregar os elétricos mais depressa
A assistência pode começar com um simples sinal de aviso que cresce em volume com a gravidade da situação. Se o condutor não responder a avisos cada vez mais claros, o EX90 poderá mesmo parar em segurança à beira da estrada, enviando um aviso aos outros utentes com as suas luzes de perigo.
“A deteção interior é uma das próximas fronteiras de segurança para a Volvo. Iremos continuar a aprender, a desenvolver e a implementar novas funcionalidades de uma forma gradual, ajudando a melhorar a segurança à medida que os nossos conhecimentos aumentam e amadurecem”, refere Thomas Broberg – Acting Head – Volvo Cars Safety Centre.
A Volvo promete divulgar nas próximas semanas mais detalhes sobre o EX90.