É certo que quem tem mais de 3 milhões de euros para comprar um Bugatti Chiron não deverá preocupar-se muito com o consumo de combustível, mas é sempre interessante, nem que seja para termos de comparação (especialmente nos tempos que correm), saber quanto gastam alguns dos carros mais velozes do planeta.
A Bugatti, como a maioria dos fabricantes, tem uma secção no site oficial dedicada a explicar os diferentes consumos dos seus modelos. Algo escondido, mas existe (clicar aqui, para quem tem dúvidas). Analisamos a lista, do Bugatti Centodieci ao La Voiture Noire, passando pelo Bugatti Divo e as diferentes versões do Chiron.
Os números são expressivos, mas multiplique-se o preço da gasolina 95, que é de 1.685 euros por litro (valores de referência…), com o consumo médio da Bugatti. Fazer 100 quilómetros com qualquer um dos seus modelos traduz-se num desembolso de 35 euros.
Ainda que a título de curiosidade, a melhor gasolina para estes hipercarros é a opção de 98 octanas (perfeita seria a de 100 octanas, não disponível em Portugal), que curiosamente ronda atualmente os 1,829 euros por litro. Embora seja difícil encontrar postos de gasolina que tenham esse combustível, é o mais adequado.
Todos os modelos Bugatti contam com o impressionante motor W16 de 8,0 litros com quatro turbocompressores em diferentes configurações de potência, normalmente em torno de 1.600 cv. Um bloco muito grande que precisa de se alimentar. E como diz o ditado: “quem não é bom para comer, não é bom para trabalhar”.
O Bugatti que consome menos atualmente é o novo Centodieci e o Chiron Super Sport 300+ (que não tem autorização para circular na rua, apenas nas pistas). Na melhor das hipóteses, podem gastar 17,12 litros aos 100 quilómetros, enquanto em cidade o valor sobe para uma média de 40,31 litros.
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Combinadas todas as medições WLTP, ambos os carros indicam um consumo combinado de ‘apenas’ 21,47 litros.
Por outro lado, os que mais gastam gasolina são os Chiron nas versões “convencionais”, Pur Sport e Sport com consumo misto de 25,19 litros aos 100 quilómetros. Os máximos rondam os 44,56 litros e o mínimo 21,57 litros.
E depósito para alimentar tudo isto?
Sim, o depósito de combustível leva nada menos que 100 litros, o que significa que em condução normal conseguir fazer mais de 300 quilómetros com um depósito de 100 litros é um feito, diríamos, quase impossível.
E ainda assim, esta nova geração de supercarros foi um grande avanço no consumo em relação ao Veyron, graças à adoção de tecnologias como a desativação de alguns cilindros ou a desativação de metade dos turbos – a baixas rotações apenas os dois turbos mais pequenos estão em funcionamento (os maiores entram em funcionamento acima das 3800 rpm).