Os protótipos do novo Porsche Taycan, nas versões berlina, Sport Turismo e Cross Turismo, já percorreram cerca de 3,6 milhões de quilómetros em espaços de testes, circuitos e estradas públicas em todo o mundo. E também sob condições extremas: as temperaturas variaram entre os +53º Celsius no Death Valley na Califórnia e os -41º Celsius a Norte do Círculo Polar Ártico na Finlândia. O lançamento está previsto para a primavera deste ano.
“Mais rápido, mais alto, mais longe – melhorámos o novo Taycan em praticamente todas as disciplinas em comparação com o seu antecessor”, afirma Kevin Giek, Model Line Vice President. “E uma vez que as alterações são tão extensas, o exaustivo programa de testes é quase comparável com o de um modelo novo”.
As três variantes de carroçaria, disponíveis desde o lançamento, vão contar com modificações extensivas – a berlina Taycan, o Taycan Cross Turismo, que está disponível com um Pacote Offroad, e o Taycan Sport Turismo.
Leia ainda: Nurburgring. Novo Porsche Taycan destrona Tesla Model S Plaid
Dos 3,6 milhões de quilómetros realizados em testes, 300.000 foram realizados em condições de país frio e 200.000 em locais de país quente. Na Finlândia, a cerca de 350 quilómetros a Norte do Círculo Polar Ártico, o elétrico foi testado na neve e no gelo, além de ter sido testado o carregamento a temperaturas mais frias.
Também exigentes, mas no outro extremo da escala de temperaturas, foi no calor abrasivo do Death Valley que se realizaram os testes de resistência em locais quentes.
Leia ainda: Novo Porsche 911 Sport Classic. O regresso do ‘Cauda de Pato’
Entre outras funções, a equipa de desenvolvimento da Porsche pôs à prova o sistema de carregamento da bateria e fiabilidade do sistema de gestão térmica sob temperaturas extremas.
“Na Porsche, os automóveis elétricos devem ser submetidos ao mesmo programa de testes rigorosos realizado aos nossos automóveis desportivos com motor a combustão. Para além de uma performance excecional, um requisito fundamental é a utilização quotidiana sem compromissos em todas as condições climáticas”, afirma Florian Stahl, responsável pelos testes do Taycan.