O novo 911 Sport Classic é o segundo de quatro modelos de coleção que a Porsche vai apresentar no âmbito da estratégia Heritage Design. Um total de 1.250 exemplares da edição limitada da Porsche Exclusive Manufaktur vão reviver o estilo dos anos 60 e início dos anos 70.
Tal como o antecessor, o 911 Sport Classic feito com base na geração 997 e que foi apresentado em 2009, a aparência deste modelo é inspirada no 911 original (1964-1973) e no 911 Carrera RS 2.7 de 1972.
“Os modelos Heritage Design representam os conceitos mais emocionais da estratégia de produtos Porsche”, diz Alexander Fabig, Vice President Individualization and Classic. “Esta abordagem única vê o departamento de design Porsche Style trabalhar com a Porsche Exclusive Manufaktur para reinterpretar versões icónicas do 911 e equipamentos dos anos 50 até aos anos 80 e recuperar características de design dessas décadas”.
O novo Sport Classic salta à vista desde logo pela carroçaria larga – exclusiva para os modelos 911 Turbo – um spoiler traseiro fixo “Cauda de Pato” ao estilo do lendário Carrera RS 2.7 e o tejadilho de bossa dupla. Tal como o primeiro 911 Sport Classic da geração 997 lançado em 2009, os designers inspiraram-se na cor “Fashion Grey” do Porsche 356 para criar a pintura exclusiva para este modelo de edição limitada.
“O novo 911 Sport Classic é o primeiro veículo a receber a pintura Cinzento Sport Metalizado”, afirma Michael Mauer, Vice President Porsche Style. “O cinzento nunca é aborrecido, muitas vezes é uma afirmação e fica sempre bem”.
Leia ainda: Macan T. Porsche lança versão para puristas
Como alternativa ao exclusivo Cinzento Sport Metalizado, o novo 911 Sport Classic também está disponível em Preto, Cinzento Ágata Metalizado, Azul Gentiana Metalizado ou cores Paint to Sample. Também em opção está disponível as faixas duplas pintadas em Cinzento Sport claro no capot, tejadilho e spoiler traseiro.
550cv para o 911 com caixa manual mais potente da atualidade
O motor escolhido foi o motor boxer de 6 cilindros biturbo, de 3,7 litros, debita 405 kW (550 CV) com a potência a chegar à estrada através das rodas traseiras. Em combinação com a transmissão manual de sete velocidades, o novo 911 Sport Classic torna-se no 911 com caixa manual mais potente da atualidade.
A caixa de velocidades tem a função ponta-tacão automática que compensa as diferenças de velocidade entre as mudanças, com um breve aumento de rotação durante as reduções de caixa. O sistema de escape desportivo de série foi especialmente adaptado a este modelo, de modo a oferecer uma experiência sonora ainda mais emotiva.
O novo 911 Sport Classic já pode ser encomendado, com os preços em Portugal a começarem nos 331.353 euros. As primeiras entregas estão previstas para o próximo mês de julho.