O novo elétrico da Volkswagen, que será lançado em 2026, contará com uma solução que promete causar sensação junto dos mais nostálgicos: opções de painel de instrumentos clássicos, como os do Golf MK.1 e MK.2.
O detalhe foi dado a conhecer no vídeo de apresentação do protótipo do elétrico que custará menos de 25 mil euros. O ecrã de infoentretenimento contará com diferentes modos de apresentação: a opção padrão do ID.2, um estilo clássico da era Käfer (Volkswagen Beetle) e um Modo Retro da época do Golf.

No modo “Carocha” podemos ver um painel de instrumentos que mostra apenas a velocidade com indicador circular, a opção de modo de Condução à esquerda e a quilometragem à direita. Tudo num painel estilo ventilado, como há décadas. Além disso, sistemas como o rádio também se adaptam aos horários no ecrã central.
Leia ainda: Entregue o primeiro Volkswagen ID. Buzz em Portugal
No modo de aparência “Volkswagen Golf de primeira e segunda geração” (é uma mistura dos dois), o rádio e o sistema multimédia assumem o aspeto de um rádio de cassetes.

Além disso, o painel de instrumentos apresenta um velocímetro quadrado à esquerda e, em vez do conta rotações à direita, surge um medidor de carga da bateria. Ao centro encontra-se um relógio analógico digital e os indicadores dos diferentes sistemas do carro em forma de lâmpadas redondas.
A ideia é, sem dúvida, sensacional da qual outros fabricantes poderiam replicar. O desenvolvimento destes interfaces não é dispendioso e implica uma enorme atenção ao detalhe por parte das marcas. Resta emular o som daquelas velhas glórias dentro das novas elétricas…



Leia ainda: Volkswagen ID.7, o Passat elétrico