Foi necessário esperarmos mais de seis anos, mas o muito aguardado Alfa Romeo Giulia Coupé, que nunca chegou, tornou-se finalmente realidade graças à Zagato. O carroçador italiano assinala assim os 100 anos de ligação com a Alfa com um exemplar único que já tem dono.
Partindo do Alfa Romeo Giulia GTAm, a Zagato projetou o Giulia SWB Coupé, um modelo de dois lugares com carroçaria de duas portas e motor V6 de 540 cv desenhado com a ajuda do chefe de design da Alfa, Alejandro Mesonero-Romanos.
O projeto começou a ganhar forma em 2021, quando completaram 100 anos desde a primeira colaboração entre as duas empresas de Milão, com o Alfa Romeo Tipo G1.
Desde então, alguns dos Alfas mais especiais carregam a assinatura de Zagato, como o Giulietta SZ 1969, o extremamente raro Alfa SZ 1989 e sua variante roadster, chamada RZ, ou o mais recente Alfa Romeo TZ3 Stradale 2010, uma fera com traje italiano e interior do Dodge Viper, do qual foram feitas apenas nove unidades.
Agora, a história que une ambas as empresas continua nas mãos do único Alfa Romeo Giulia Coupé. Um colecionador alemão que guarda na sua garagem vários Alfa e Aston Martin desenhados pelo carroçador italiano é o dono deste Giulia SWB Zagato.
Leia ainda: Alfa Romeo lidera segmento premium no estudo Índice de Satisfação J.D. Power
Segundo a Zagato, o Giulia SWB Zagato é a evolução natural dos modelos SZ da Alfa Romeo, por isso lembra o referido SZ, especialmente na dianteira, enquanto a traseira é semelhante à do Giulietta SZ Coda Tronca de 1961. Obviamente, no tejadilho não falta a bolha dupla da Zagato, que sempre foi uma marca da casa.
Por dentro, o Giulia SWB passou a ser “biposto” (leia-se bilugar), embora respeite as linhas principais do design original. Utiliza apenas mais fibra de carbono, incorpora detalhes em verde para combinar com a pintura exterior e bancos completamente novos.
Leia ainda: Alfa Romeo Giulia e Stelvio ganham novo visual (e versões Competizione)
Também salta à vista a alavanca da caixa de velocidades manual. O Alfa Romeo GTAm só podia ter caixa automática, mas a Zagato recuperou a transmissão manual usado pelo primeiro Alfa Romeo Giulia QV para digerir os 540 cv desenvolvidos pelo motor V6 biturbo de 2,9 litros e enviá-los diretamente para as rodas traseiras.
O novo chefe de design da Alfa Romeo, o espanhol Alejandro Mesonero-Romanos, participou no processo de estilo. A Zagato utilizou como base uma versão encurtada da plataforma Giorgio do Alfa Romeo Giulia e o Stelvio, razão pela qual esta variante utiliza o apelido SWB (Short Wheel Base).
“O que a nossa colaboração no desenvolvimento do design deste novo Alfa Romeo Giulia SWB Zagato conseguiu foi valorizar a tarefa clássica de um construtor de carroçarias como a Zagato para criar uma peça única que satisfaça as exigências de colecionadores apaixonados . A relação entre a Zagato e a Alfa Romeo, juntamente com a paixão de toda a equipe de designers e engenheiros, mostra que a longa tradição pode continuar no futuro”, sublinhou Nori Harada, Vice Presidente de Design da Zagato.
Esta obra de arte única foi fotografada no circuito “La Pista” em Arese, perto do Museu Alfa Romeo, antes de ser entregue ao seu proprietário, colecionador alemão que quis manter o anonimato.