Atualizado a 12 de março, com os preços para Portugal.
O Renault 4 (sim, o 4L ou 4 Latas, como muitos o conhecem…) está de regresso e já pode ser encomendado em Espanha. Os preços arrancam nos 28.704 euros, o que permite especular um pouco sobre os valores com que será comercializado em Portugal, em breve.
Entretanto já são conhecidos os preços para Portugal. Saiba mais AQUI.
A diferença em termos de preço para o R5 é de cerca mais 2.000 euros. A bateria de 40 kWh (“autonomia urban”) com 120cv arranca nos referidos 28.704 euros, sendo que a “autonomia confort”, com bateria de 52 kW e 150cv, começa nos 31.584 euros para a versão Evolution.
Em Portugal, a confirmar-se a diferença de preços de cerca de 2.000 euros em relação ao R5 equivalente, os preços deverão arrancar nos 29.500 euros para a opção de 120cv.

Com 4,14 metros de comprimento e uma bagageira de 420 litros de capacidade, o R4 apresenta-se como uma opção mais prática e polivalente em relação ao R5, com o qual partilha a plataforma (AmpR Small) e respetivas mecânicas.
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Por fora, o R4 E-Tech reinventa algumas das características mais marcantes do seu antecessor. A grelha monobloco em formato de cápsula, que mede 1,45 metros de comprimento, continua a albergar faróis redondos. Tanto o contorno da grelha como o logótipo da marca estão iluminados.

O perfil inclui detalhes como a terceira janela trapezoidal, bem como três faixas esculpidas na zona inferior das portas, que remetem para as proteções laterais do R4 GTL.
Na traseira, destaque para os farolins verticais divididos em três módulos, além da porta traseira de design retilíneo, que surpreende por oferecer uma abertura de carga muito baixa (61 cm de altura, cerca de 10 cm abaixo da média do segmento).

Outro pormenor interessante é o tejadilho, que é fixo, mas opcionalmente pode ser de lona e retrátil, a lembrar o modelo original.
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O interior está estruturado em torno de um ecrã duplo, com o painel de instrumentos digital e o central a medir 10 polegadas cada. O sistema multimédia conta com Google integrado, que permite operar nativamente mais de 50 aplicações, incluindo, por exemplo, Google Maps, Voice Assistant ou Amazon Music. Além disso, possui um assistente virtual, o Reno, que inclui o ChatGPT.

Quanto ao carregamento, ambas as variantes anunciam um pico de 11 kW em corrente alternada. Em corrente contínua, o modelo de 40 kWh atinge um máximo de 80 kW e o modelo de 52 kWh atinge os 100 kW, passando de 15 a 80% em 30 minutos em ambos os casos. O carregamento bidirecional V2L (veículo para carga) e V2G (veículo para rede) está incluído de série.