A empresa neerlandesa Lightyear já abriu as encomendas para o Lightyear 2, o segundo modelo elétrico movido a energia solar, que terá um preço abaixo dos 40 mil euros (antes de impostos). A produção está prevista para 2025.
Nos primeiros detalhes divulgados pelo construtor neerlandês, pode ver-se que o Lightyear 2 será mais pequeno que o Lightyear 0, mantendo o estilo “esculpido pelo vento”.
É ainda confirmado que terá uma autonomia superior a 800 km, embora e graças à ajuda da energia solar, este valor possa mesmo duplicar, garante a Lightyear. Como, é algo que o fabricante não explica.
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Tal como o Lightyear 0, o Lightyear 2 terá grande parte da carroçaria coberta por painéis solares. Além disso, também incorporará um sistema de carregamento mais eficiente, com a empresa a adiantar que exigirá três vezes menos carga, assim como menos 50% de custos de operação e menos 50% de emissões de CO2 durante a vida útil.
O CEO e co-fundador da Lightyear, Lex Hoefsloot, garantiu que o modelo “acelerará a missão de oferecer mobilidade limpa para todos, em todos os lugares”, ao mesmo tempo que defendeu que “este é o primeiro veículo elétrico que permite aos consumidores priorizar a sustentabilidade, sem comprometer a funcionalidade.”
Segundo o mesmo responsável, “ao aproveitar o poder do sol, o Lightyear 2 eleva a experiência de condução totalmente elétrica, ao mesmo tempo que reduz a dependência de redes elétricas sobrecarregadas. Na verdade e embora o Lightyear 2 exija menos da rede elétrica que um veículo elétrico convencional, ele também consegue funcionar de forma inversa, fornecendo energia limpa à rede elétrica.”
De lembrar que o Lightyear 0 está equipado com uma bateria de 60 kWh, o que lhe confere uma autonomia de 625 km WLTP. Pode ser carregado no máximo 22 kW em corrente alternada (100% em 3 horas) e 60 kW em corrente contínua (80% em 45 minutos). Ao sol, carrega a 1,05 kW de potência, recuperando cerca de 10 km em 1 hora.
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Em resultado dos seus 5 metros quadrados de painéis solares, o Lightyear 0 pode percorrer até 70 km por dia e até 11.000 km por ano com a energia que consegue através dos painéis fotovoltaicos. Levando em conta que um carro médio europeu percorre 35 km por dia, o Lightyear 0 pode ser utilizado por até dois meses sem carregar em climas nublados, e até sete em regiões mais ensolaradas.