A Mercedes-Benz anunciou que vai construir a sua própria rede de carregamento ultrarrápido para carros elétricos. O arranque terá lugar na América do Norte, onde serão instaladas 400 estações com mais de 2.500 carregadores. Posteriormente, será alargada à China e Europa. O objetivo é que, até ao final da década, sejam assegurados 10.000 pontos de carga.
Dependendo da localização, cada estação terá entre 4 e 30 pontos de carregamento, cada um deles de 350 kW (além disso, podem ser atualizados para atingir mais potência no futuro). Embora a rede seja aberta a todas as marcas, os clientes da Mercedes-Benz terão vantagens em relação aos restantes utilizadores.
Markus Schäfer, CTO da Mercedes-Benz, confirmou que “os utilizadores que não possuem um Mercedes poderão aceder os carregadores, mas trabalharemos com preços separados: os proprietários de Mercedes sairão beneficiados”.
Leia ainda: Mercedes faz mais de 1200 km sem carregar
Através do serviço MercedesMe, os clientes poderão reservar um lugar ou pagar o carregamento. Ao contrário de outros centros, os postos da Mercedes-Benz terão teto, iluminação, loja, casas de banho… O objetivo? Oferecer uma “experiência de carregamento premium, sustentável e fiável”.
Embora atualmente todos os carros elétricos da Mercedes-Benz tenham sistemas de 400 volts, sua próxima geração de plataformas (MMA, MB.EA, AMG.EA) funcionará a 800 volts. Assim, a rede de carregamento estará preparada com antecedência para tirar o máximo partido das capacidades dos próximos elétricos do construtor alemão.
Leia ainda: 5 carros elétricos com maior autonomia por menos de 35.000 euros