Foi dada a conhecer em Munique, na Alemanha, a versão de produção do Sono Sion, um monovolume elétrico capaz de ser carregado pela luz solar, que vai custar, na Alemanha, pouco mais de 25 mil euros.
Até ao momento, o Sion já conta com mais de 19 mil reservas contabilizadas, sendo que o fabricante conta produzir até 257 mil unidades nos próximos sete anos na sua fábrica na Finlândia. As primeiras entregas estão previstas o primeiro trimestre do próximo ano.
O Sion conta com um motor elétrico de 163 cv e 270 Nm alimentado por uma bateria de 54 kWh para uma autonomia até 305 km, que as 456 células solares integradas nos painéis da carroçaria permitem estender ganhar mais entre 112 e 245 km por semana, dependendo das condições climatéricas.
Leia ainda: Elon Musk: “Os preços da Tesla são embaraçosos”
A Sono Motors afirma que, nas zonas urbanas da Alemanha, o elétrico é carregado quatro vezes menos do que “elétricos” do mesmo segmento com uma bateria semelhante.
O carregamento pode ser feito até 75 kW em corrente contínua, ou até 11 kW em corrente alternada, dispondo ainda de capacidade bidirecional para alimentar aparelhos eletrónicos.
O preço de 25.126 euros é mais elevado que os inicialmente anunciados 16 mil euros, mas, a confirmar-se, fará deste modelo um dos “elétricos” mais acessíveis do mercado.