A Tesla, à semelhança de outras marcas de automóveis, é afetada com muitos problemas que atormentam a indústria automóvel nos últimos tempos (semicondutores, aumento do aço e outros componentes, entre outros). Alguns desafios que forçaram a empresa de carros elétricos a rever os preços dos seus modelos para cima. Algo que foi aplicado por diversas vezes.
Além disso, o próprio Elon Musk, CEO da Tesla, manifestou-se contra esses aumentos de preços para enfrentar a situação pela qual a empresa e a indústria automóvel em geral atravessa.
O principal líder da Tesla não hesitou em descrever os preços atuais da gama como “embaraçosos”. E basta dar uma vista de olhos ao modelo mais vendido na Europa, o Model Y. O SUV mais pequeno da Tesla, na sua versão de acesso, tem um preço base que ultrapassa a barreira dos 65 mil euros.
Além de apontar que os preços atuais da Tesla são vergonhosos, Musk apontou as principais causas de toda esta situação: a crise na cadeia de abastecimento e, o que é igualmente relevante, com a procura de um constante aumento.
“Aumentamos os nossos preços várias vezes. Francamente, eles estão em níveis embaraçosos. Mas também tivemos muitos problemas na cadeia de abastecimento de componentes e na produção, e temos uma inflação louca”, disse Musk.
Leia ainda: Estas são as diferenças entre um Tesla Model Y fabricado na Alemanha e um fabricado na China
O CEO da Tesla comentou ainda que espera não ter de rever os preços da gama novamente no que resta do ano e, se necessário, poder aplicar uma redução: “Acho que a inflação vai diminuir no final do ano. Estou esperançoso, e isso não é uma promessa, mas espero que em algum momento possamos reduzir um pouco os preços.”
Os preços dos Tesla mais vendidos
Atualmente, o Model 3 tem um preço a partir de 55 mil euros com previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2023, e por sua vez, o Model Y faz o mesmo a partir de 66 mil euros com entregas previstas algures entre o final deste ano e o início do próximo.