O pequeno preparador alemão Elegend, liderado pelo ex-designer da Volkswagen Marcus Holzinger, juntamente com o especialista em design e construção de protótipos Roding Mobility, preparam-se para lançar o Elegend EL1, uma reinterpretação moderna do Audi Sport Quattro. A diferença? A mecânica elétrica.
O projeto, inicialmente revelado em 2021, encontra-se, agora, dois anos depois, em fase avançada, tendo agora sido reveladas algumas imagens e detalhes sobre a mecânica. O objetivo é ter o EL1 em produção já, em 2024, numa edição limitada de apenas 30 unidades a um preço que se espera exorbitante.
Com 4,16 metros de comprimento, 1,91 de largura, 1,27 de altura, o Elegend EL1 assenta sobre um chassis monocoque feito de fibra de carbono, em combinação com um chassi auxiliar dianteiro e traseiro de alumínio, e adornado com uma carroçaria igualmente feita em fibra de carbono.
A dianteira lembra o Audi Sport Quattro em que se inspira, mas é preciso lembrar que se trata de uma reinterpretação moderna em que a tecnologia – incluindo a iluminação – desempenha um papel importante.
No interior não há concessões neste sentido, com painel digital, ecrã extra colocado na consola central, bancos desportivos envolventes, volante desportivo de três raios. Entre os equipamentos de série encontra-se o carregador sem fios para smartphones, o sistema de navegação, os sensores de estacionamento, câmara de marcha-atrás, ar condicionado, a suspensão adaptativa de três níveis.
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A versão de produção do Elegend EL1 apresenta algumas alterações na configuração mecânica em relação ao protótipo inicial. Os alemães reconheceram que pegaram diretamente um conjunto de motores, inversor e transmissão existentes, mas sem especificar a origem. Não serão três, mas dois motores elétricos, com tração às quatro rodas: combinados, fornecerão 816 cv e 1.100 Nm.
Mantém-se tão rápido como no início: de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, a 200 km/h em 7,5 e assim sucessivamente até 300 km/h. Conta com uma bateria um pouco menor do que o esperado, de 80 kWh, que suporta cargas de até 200 kW. O peso total anunciado é de 1.790 kg e a autonomia permanece nos 400 quilómetros.
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Segundo a Elegend, o EL1 elétrico tem capacidade de rodar com desempenho máximo por duas voltas no circuito de Nordschleife, em Nürburgring, sem perder performance ou desempenho.
O que se espera que seja, uma vez que cada exemplar tenha um preço de 890 mil euros antes de impostos. A Elegend admite ainda o lançamento de mais edições especiais, 30 em 30 unidades, assim que as primeiras chegarem em 2024 e o sucesso (ou não) do veículo for palpável.