A Audi escolheu o Audi Vision Portugal, evento que trouxe consigo um balanço e as novidades da marca em Portugal, para anunciar que vai deixar de vender modelos com motor de combustão em Portugal já a partir de 2030, quando, no resto da Europa, a deverá fazê-lo apenas em 2033.
Atualmente, o peso de clientes Audi que procuram modelos exclusivamente modelos elétricos representa já mais de 30 por cento das vendas da marca alemã em Portugal.
Leia ainda: Audi tem nova forma de identificar os seus modelos
“A nossa visão para a Audi é clara e os resultados conquistados são uma motivação constante. Ao ouvirmos o caminho que a Audi AG está a preparar para o futuro e ao vermos os magníficos produtos que serão colocados no mercado em breve, tendo o Q8 e-tron e a A6 Avant e-tron como bons exemplos, queremos comunicar-vos que a Audi em Portugal assume voluntariamente o Compromisso de vender, exclusivamente, viaturas 100% Elétrica antes de 2030!”, afirmou Nuno Mendonça, diretor geral da marca em Portugal.
Leia ainda: Alguns Audi já são entregues com combustíveis sustentáveis R33
No evento foi ainda apresentado um dos novos modelos elétricos à venda, o Q8 e-tron, um SUV elétrico topo de gama com uma autonomia de até 582 quilómetros na versão SUV e até 600 quilómetros na versão Sportback, e o A6 Avant e-tron concept, o protótipo da futura A6 Avant elétrica.
Com uma autonomia elétrica de mais de 700 km e capaz de carregar de 5% a 80% em apenas 20 minutos, este protótipo promete uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos. Este é o primeiro modelo Avant que será totalmente elétrico, tendo como base a nova plataforma tecnológica PPE (Premium Platform Electric).