A Audi revelou que muitos dos veículos novos que saem das suas fábricas são distribuídos com combustível R33 amigo do ambiente. Depois das estações de abastecimento das fábricas terem transitado para o R33 Blue Diesel no ano passado, foi introduzido o seu complemento R33 Blue Gasoline.
Segundo a Audi, esta é uma forma do construtor alemão “contribuir para a redução de utilização de combustível fóssil e ajudar a atingir os objetivos climáticos”.
O R33 Blue Diesel amigo do ambiente está disponível nas estações de abastecimento da Audi em Ingolstadt e Neckarsulm desde março de 2021. Como seu complemento, a R33 Blue Gasoline substitui agora a gasolina convencional E10.
A que percentagem é feito o combustível a partir de componentes renováveis?
R33 Blue Gasoline e R33 Blue Diesel consistem num terço de componentes renováveis, baseados exclusivamente em materiais residuais e de desperdício, sendo por isso denominados biocombustíveis de segunda geração. A parte renovável da gasolina consiste em 10% de oxigenatos de combustível, por exemplo, etanol, e 23% de bionafta, que é obtida a partir de materiais residuais, tais como tall oil, um subproduto da produção de pasta de papel. O R33 Blue Diesel consiste em 26% de combustível parafínico renovável, ou seja, HVO (óleo vegetal hidrotratado), e 7% de biodiesel. Os restantes 67% são constituídos por combustível fóssil.
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Quanto podem o R33 Blue Diesel e a R33 Blue Gasoline reduzir em emissões de CO2?
Os combustíveis azuis R33 reduzem as emissões de CO2 em pelo menos 20% em comparação com o diesel fóssil e a gasolina na análise well-to-wheel, e o valor está a aumentar. O objetivo é reduzir ainda mais o efeito de estufa global e a utilização de tais combustíveis é um passo importante para o objetivo da Audi de neutralidade de carbono nos seus locais de produção até 2025.
Que veículos podem utilizar combustíveis renováveis?
A R33 Blue Gasoline cumpre integralmente a norma aplicável à gasolina, DIN EN 228, o que significa que qualquer veículo aprovado para funcionar com gasolina Super 95 E10 pode utilizá-la. O R33 Blue Diesel cumpre a norma mais prevalecente atualmente, EN 590, e é, portanto, certificado para todos os veículos a diesel – mesmo os mais antigos.
Os combustíveis R33 são combustíveis que têm um efeito positivo no desgaste e na vida útil através de aditivos especiais. Ambos os combustíveis têm alcançado resultados consistentemente positivos em testes extensivos de motores e veículos – excedendo mesmo a norma EN 228/E10 em parâmetros chave, tais como estabilidade de armazenamento e comportamento de ebulição. Os aditivos de alta qualidade também garantem que estes combustíveis renováveis são muito limpos e previnem a corrosão do motor.
Que estações de abastecimento oferecem o R33 Blue Diesel e a R33 Blue Gasoline?
Para além das estações de serviço da Audi, Volkswagen, e Bosch, o R33 Blue Diesel já está disponível em estações de serviço públicas. No entanto, o Super E10 e o gasóleo com até 7% biodiesel (indicado pelo símbolo B7 nas estações de serviço) continuam a ser a norma na Alemanha.
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Os fabricantes de óleo mineral também planeiam utilizar a R33 Blue Gasoline na rede de estações de serviço existente. A utilização de reFuels não requer quaisquer ajustes de hardware nas estações de abastecimento.