A Dacia também já tem um modelo com motorização híbrida. Trata-se do Jogger e está disponível em Portugal a partir dos 28.800 euros apenas na versão SL Extreme de 7 lugares. As encomendas arrancam em janeiro e as primeiras entregas estão previstas para março.
O automóvel familiar híbrido mais acessível do mercado utiliza a mesma tecnologia E-Tech dos Renault Clio e Captur. Combina os esforços de um motor 1.6 a gasolina de 90cv com dois motores elétricos (um motor de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão), e uma caixa de velocidades elétrica automática, com quatro velocidades, acoplada ao motor de combustão e de duas velocidades acopladas ao motor elétrico.
A travagem regenerativa, combinada com uma bateria de 1,2 kWh (230V), promete uma autonomia elétrica em até 80% das viagens urbanas e uma economia de combustível até 40% maior em comparação com um motor de combustão interna nos mesmos trajetos citadinos.
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A bateria é instalada sob o piso do automóvel no compartimento da roda sobresselente, precisamente o mesmo local onde pode encontrar o depósito de GPL nas versões equipadas com o motor ECO-G 100.
A autonomia é de mais de 900 km (em ciclo combinado WLTP) e a bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, o que ocorrer primeiro.
“Menos de um ano após o lançamento do Jogger, estamos a dar um novo passo, ao apresentar outra versão do modelo agora com um motor HYBRID 140. Trata-se de um híbrido sem embraiagem, que oferece um arranque totalmente elétrico e reduz o consumo de combustível. Ao incorporar este motor, a Dacia deu um importante salto com a tecnologia híbrida”, Lionel Jaillet, Vice Presidente da Performance de Produto da Dacia.