A Volvo, através do seu atual CEO, Jim Rowan, confirmou que a partir de janeiro de 2024 deixará de fabricar modelos com motores a gasóleo, abrindo caminho para a venda exclusivamente de carros elétricos a partir de 2030.
“Os grupos motopropulsores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão interna: produzem menos ruído, menor vibração, custos de manutenção mais baixos e zero emissões”, referiu o responsável durante a cimeira do Clima de Nova Iorque.
“Estamos totalmente focados no desenvolvimento de uma ampla gama de veículos elétricos premium que oferecem tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo e são uma parte importante da nossa resposta às alterações climáticas”, acrescentou.
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O anúncio surge na mesma altura em que a Volvo está a lançar em Portugal o EX30, um pequeno SUV elétrico que vem alargar a gama elétrica da marca sueca para quatro opções (XC40, C40, EX90 e EX30) e apresenta-se, como o modelo de entrada na gama, a um preço muito competitivo, que começa nos 37.895 euros.
Está disponível com três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes: “Single Motor” com bateria LFP (fosfato de ferro-lítio); “Single Motor Extended Range”, com uma bateria NMC (lítio, níquel, manganésio e cobalto), sempre com 272cv e autonomia entre os 344 e os 480 km; e “Twin Motor Performance”, com um segundo motor elétrico, para um rendimento total de 428 cv e uma autonomia de 460 km.
É também o carro que acelera mais rápido pelo menor custo: faz dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos, sendo mais rápido que o Porsche 911 GT3 com caixa manual (3,9 segundos).